Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

O trigo na saúde humana

É de consenso comum que os cereais são muito importantes para a saúde do organismo dos seres humanos, pelas suas propriedades de fornecer energia ao corpo humano, melhorar a atividade intestinal, sendo por isso muito utilizado em regimes de emagrecimento. Porém existe um em especial, o trigo, cuja fonte energética são os carboidratos que são de extrema importância para a manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada. Nesse artigo vamos discutir como atua o trigo na saúde humana.

Principais benefícios do trigo ao organismo humano

O trigo é um cereal que traz muitos benefícios para os seres humanos. Ele atua no aparelho digestivo das pessoas melhorando sua atividade, e contribuindo para que os indivíduos que o consumam com alguma regularidade mantenham sempre o peso corporal dentro dos parâmetros da normalidade. Além disso, contribuí para reduzir estados de insônia e ansiedade nas pessoas. Por sua capacidade de provocar o aumento da disposição e da capacidade dos indivíduos manterem sua concentração é muito utilizado por estudantes ou então praticantes de algum tipo de esporte ou atividade física.

Porém, a contribuição mais importante do trigo para o corpo humano é fornecer mais nutrientes que até mesmo o amido e reduzir o risco do aparecimento de tumores malignos no organismo. Segundo especialistas para que as pessoas consigam desfrutar de todos os benefícios que o trigo pode trazer a saúde humana, elas devem saber qual o período do dia que podem consumi-lo, pois esse comportamento com certeza afeta um aumento ou redução na eficácia desse cereal. Além disso, os outros alimentos que servem para acompanhar o trigo também devem ter uma seleção cuidadosa, para que sejam somente escolhidos aqueles que auxiliam na preservação proteica do corpo humano.

Caso de intolerância ao trigo

Segundo especialistas em nutrição e nutrologia existem pessoas que apresentam intolerância ao trigo, e por isso mesmo não podem consumi-lo deixando de desfrutar dos benéficos que esse cereal proporciona ao corpo humano. Essas pessoas são intolerantes ao trigo, devido à presença do glúten que é o principal componente desse cereal. Se o individuo insistir em uma alimentação à base de trigo seu organismo reagirá produzindo uma patologia denominada de doença celíaca, que pode surgir em qualquer faixa etária em que a pessoa estiver, e cujo tratamento é a suspensão total do trigo na dieta desses indivíduos.

De acordo com os profissionais da área médica as pessoas que são portadoras dessa doença apresentam como sintomas principais uma distensão no abdômen, episódios de diarreia e vômitos, o que causam grande mal-estar aos seus portadores. Se a doença celíaca não receber o tratamento adequado que é ainterrupção imediata do consumo de trigo, o doente em longo prazo pode vir a desenvolver um quadro de anemia e diminuição de peso corporal nos adultos, e nas crianças pode haver um atraso no desenvolvimento de seu crescimento, isso ocorre devido à perda da absorção do intestino quando ocorre a ingestão do trigo, e consequentemente de glúten.

Derivados do trigo

O grão do trigo é na realidade a verdadeira fonte de energia para os seres humanos em virtude da grande quantidade de proteínas e vitaminas que fazem parte de sua constituição. Considerado como uma gramínea oucereal, o trigo deve ser plantado dependendo do frio apresentado por cada região, no inverno ou primavera. De acordo com especialistas, o gérmen de trigo é extremamente benéfico para a saúde dos seres humanos em virtude da grande quantidade de nutrientes que ele contém e que servem também para a preservação do próprio trigo.

O amido, que é uma parte intermediária do trigo é também muito importante por fornecer energia e proteínas para o crescimento da semente, as proteínas daí derivadas são as que dão origem ao glúten que é muito utilizado no pão para dar uma melhor consistência para facilitar o processo de mastigação quando é consumido pelos indivíduos. Já o farelo também muito utilizado na culinária é proveniente da película que separa o endosperma da casca do grão de trigo.

Considerações finais

Que o trigo é um cereal que oferece grandes benefícios a saúde dos seres humanos, isso ninguém pode negar. No entanto, as pessoas devem ter cuidado, pois quem apresenta intolerância ao glúten um dos principais componentes do trigo, não deve incluir esse cereal em sua dieta, porque podem desenvolver uma patologia conhecida com doença celíaca. Porém aqueles que não sofrem nenhum tipo de restrição ao trigo, devem consumi-lo de maneira regular, pois já foi comparado cientificamente que tanto o seu grão, quanto seu farelo trazem grandes benefícios à saúde do organismo humano.

Por Salete Dias