Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

O que são alimentos light?

Os alimentos light são aqueles que passaram pela redução de 25% de algum nutriente que participa da sua constituição. Essa redução não necessita especificamente ser calórica, pode ocorrer no alimento uma redução na quantidade de gordura, de proteína, de açúcar, de sal ou qualquer outro tipo de nutriente que seja reduzido em 25%.

Isso significa que os alimentos light não são aqueles que obrigatoriamente auxiliam a emagrecer, muitas pessoas acreditam nesse mito e consomem diversos tipos de alimentos light quando desejam perder peso. Claro que existem alimentos light que auxiliam na perda de peso, são aqueles que apresentam redução de calorias, no entanto esse fator não pode ser atribuído a todos os tipos de alimentos light.

Lanches light

  • Para quem deseja emagrecer, alguns lanches que apresentam redução de calorias podem ser incorporados ao cardápio do indivíduo. Os lanches são importantes constituintes do cardápio pois eles ajudam a manter o metabolismo ativo e evita que o indivíduo coma muito em uma determinada refeição.
  • Um bom exemplo de lanche light são os sanduíches que apresentam folhas de alface, tomate, cenoura, ricota e pão integral. O papel dos lanches light é fundamental para a perda de peso saudável, pois muitos acreditam que para emagrecer precisam ficar sem comer, no entanto sabe-se que isso não é verdade, pois é essencial que o indivíduo mantenha o metabolismo sempre ativo.
  • Os lanches devem ser feitos entre as principais refeições como café da manhã e almoço, além disso um pequeno lanche denominado ceia deve ser realizado após o jantar.

Outro ponto que pode ser destacado no consumo de alimentos light é que eles dificilmente são indicados para indivíduos que possuem algum tipo de doenças, para aquelas pessoas que apresentam algum tipo de doença ou distúrbio os alimentos que geralmente são recomendados são os diet que apresentam isenção de algum nutriente.

Alimentos light

Os alimentos light apresentam em geral um elevado custo o que impossibilita muitas vezes o consumo desses alimentos por uma grande parte da população. Sem dúvida, os indivíduos que mais consomem os alimentos light são aqueles que apresentam algum tipo de preocupação com a saúde ou estética.

Mesmo para os indivíduos que desejam emagrecer e procuram por alimentos light que apresentam redução calórica, é bom não exagerar em seu consumo. Nenhum tipo de alimento é saudável em excesso, tudo que for consumido em grande quantidade pelo indivíduo pode causar problemas ao organismo que irá refletir em seu estado de saúde.

Alimentos light – como identificar?

Um alimento é “light” quando é diminuído pelo menos 25% de gordura, açúcares, carboidratos ou outros nutrientes. A distinção do produto light para o produto convencional ocorre então na diminuição de carboidratos, gorduras e demais nutrientes, como já foi comentado, e na diminuição do valor energético.

Se a pessoa é portadora de uma doença deve ter alguma precaução na ingestão dos alimentos light, porque os nutrientes que estão reduzidos poderiam ser essenciais à pessoa. Mas em certos casos, recomenda-se a ingestão de tais alimentos. Um exemplo seria um paciente portador de diabetes, nesse caso o recomendado seria comer alimentos com diminuição no açúcar ou mesmo sem açúcar.

Não é sugerido que você saia comprando alimentos light para emagrecer sem verificar o rótulo antes de começar a comê-los. Observe na embalagem do produto se o que foi diminuído foi o teor calórico e então esse produto será recomendável a você que queira perder peso. Diante disso, ele pode ajudar na redução do peso, porém que não seja consumido em excesso. Não coma em excesso alimentos light que tenham redução de calorias achando que assim irá perder peso, pois só houve uma diminuição e ainda existem calorias no alimento.

Diante disso, posso dizer que o que vai ajudar você na redução de peso, será uma dieta equilibrada juntamente com exercícios físicos, assim você irá obter resultados mais rápidos e com mais saúde.

Alimentos light funcionam?

O que muda do alimento convencional para o light é o fato de que os produtos light sofrem uma redução de nutrientes e talvez do valor calórico. De acordo com a redução do valor calórico e dos nutrientes podemos determinar se um paciente portador de uma certa doença pode ou não se alimentar com aquele alimento light. Uma pessoa com problemas de diabetes, por exemplo, deveria comer alimentos que apresentem uma redução no açúcar.

A maioria das pessoas que comem alimentos light são aquelas que estão querendo cuidar mais de sua saúde e estética. Nem todos os produtos light emagrecem. Se o alimento teve também uma redução no valor calórico então ele pode ser indicado para quem quer diminuir seu peso. Nesse caso, poderá auxiliar na diminuição de peso se não for consumido em excesso.

Vale ressaltar que para quem deseja perder peso é importante aliar a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável.