Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Alimentos O papel das bebidas na alimentação

O papel das bebidas na alimentação

Quando você começa a falar sobre ter uma vida mais saudável, todos começam a dar a você conselhos sobre que alimentos devem ser evitados. Mas e quanto às bebidas que consumimos? Muitos se esquecem delas com frequência, ainda que seja inteiramente possível beber centenas de calorias por dia sem perceber isso. Aqui estão algumas dicas sobre suas bebidas favoritas para garantir que você tenha uma boa nutrição por completo.

1. Beba muita água

Água é a melhor bebida que você pode beber a qualquer momento. Água é natural, livre de calorias e possui zero de gordura nela. Água está naturalmente dentro de seu corpo, de fato está em cada célula de seu corpo.

A água compõe cerca de 60 a 70% de nosso corpo. Então é realmente crítico o consumo de água tal que se mantenha sempre bem hidratado. Lembre-se, se você não tem certeza quanto ao que deveria beber, água é sempre uma ótima opção – e você pode adicionar um pouco de sumo de limão, se quiser dar um sabor diferente a ela.

2. Cuidado com os sucos

Sucos são frequentemente comentados como excelentes alimentos, por serem processados a partir de frutas, mas você tem que ser cuidadoso sobre quanto suco você costuma consumir, principalmente se se trata de algum suco industrializado, por apresentar uma maior concentração de açúcar e/ou sal e conservantes.

E você deve ler bem seus rótulos: você sabia que muitos dos sucos nem mesmo contêm 30% de suco de verdade? E como muitos desses sucos são ricos em açúcar, você estará ingerindo altas quantidades de calorias.

3. Consuma refrigerantes de forma muito moderada

Você pode beber um refrigerante uma vez ou outra, mas muitas pessoas o fazem sem ao menos terem consciência da quantidade de calorias, açúcares e sal estão presentes naquela bebida – e tudo isso irá direto para seus corpos. Leia as informações contidas nos rótulos e provavelmente você ficará assustado com o que verá.

Além disso, a maior parte dos ingredientes contidos nessas bebidas são produzidos quimicamente, isto é, não são adquiridos naturalmente.

4. Evite o consumo de álcool.

Bebidas alcoólicas são uma forma de consumir calorias sem valor nutricional algum. Além disso, quanto mais você beber, menos controle você terá sobre o que está comendo ou bebendo, o que pode levá-lo a consumir alimentos pouco saudáveis.

5. Beba café de um jeito saudável

Muitas pessoas apenas não conseguem começar o seu dia sem uma xícara de café, e se esse é o seu caso, não se preocupe, não há problema algum em ter um café pela manhã, desde que o faça de um jeito saudável.

Por exemplo, você pode adicionar pouco açúcar ao seu café. Muitos gostam de um café bem doce, o que significa um café muito mais calórico e cheio de glicose. Então, controlar a quantidade de açúcar que você coloca é uma forma de contornar isso. Você pode até mesmo usar adoçante.

Como você pode ver, muitas bebidas podem ser consumidas se feito de forma moderada. A coisa mais importante é que você precisa conhecer suas informações nutricionais, tal que você saiba exatamente com o que está lidando e não tome por surpresa os efeitos que tais bebidas podem causar quando consumidas de forma exagerada. É só lembrar disso e você terá maior noção do papel das bebidas na alimentação.

TopBack to Top