Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

O gengibre no combate às dores musculares

Alguns cientistas estiveram estudando os benefícios do gengibre para quem pratica esportes e descobriram algumas coisas importantes: ao que tudo indica, o gengibre é um ótimo aliado no combate às dores musculares.

O gengibre é um vegetal, raiz de uma planta da mesma família do açafrão, no qual há compostos com características anti-inflamatórias bem como efeitos analgésicos, uma vez empregados em animais.

Há pouco tempo o “The Journal of Pain” decidiu verificar se os mesmos efeitos poderiam ser conseguidos no corpo humano, levando cientistas a acompanharem aprática de exercícios físicos intensos por 74 pessoas a fim de analisar se, uma vez que somente alguns grupos de participantes teriam gengibre incluso em sua dieta (os outros grupos receberiam placebo, em vez disso), os resultados poderiam ajudar a compreender melhor as contribuições que tal vegetal possui para o nosso organismo.

Após um período de 11 dias, percebeu-se uma redução de 25% nas dores musculares dos grupos que receberam o gengibre, o que ajuda a corroborar com a tese defendida.

Este não é o único estudo abordando as propriedades terapêuticas do gengibre. Pesquisas anteriores demonstraram que o genbigre não é somente interessante na prevenção das dores musculares, mas que também é útil na atenuação da progressão da dor muscular.

Entretanto, vale lembrar que os resultados alcançados foram sempre referentes ao impacto sobre a dor muscular quando se consome o gengibre após as atividades físicas. Pesquisas demonstram que consumir gengibre antes dos treinos não causa grande impacto sobre os resultados obtidos.

Agora que você já conhece as propriedades fitoterapêuticas do gengibre, pode correr até uma feira de legumes ou supermercado e conseguir um pouco de gengibre para o combate às dores musculares!