Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Mamão

O mamão é uma excelente fruta, pois além de obtermos seus benefícios nutricionais quando o ingerimos  ainda podemos desfrutar das propriedades teurapeuticas dele. Podendo ser encontrado durante todo o ano, o mamão dispõe de diversas variedades para os seus apreciadores .

Os nutrientes do mamão

Essa fruta é rica em vários sais minerais: cálcio, ferro, sódio, potássio e fósforo. Esses minerais irão auxiliar na construção dos musculos e no crescimento do corpo, no combate a anemia, na formação de ossos e dentes ; é importante lembrar que não podemos ter essa fruta como única opção de fonte desses nutrientes, todas as frutas e outros alimentos que ingerimos durante o dia, irão auxiliar na obtenção das recomendações desses nutrientes.

O mamão é também uma excelente fonte de vitamina A, ela combate as doenças de pele, os problemas relacionados a visão como também a queda de cabelos; essa fruta também contém vitamina C em quantidade superior a laranja e o limão, tornando-se um excelente aliada no combate a infecções. Além dessas vitaminas, a papaína, que é uma enzima pesente no mamão, torna mais rápido o processo de cicatrização de úlceras e feridas.

Benefícios do consumo do mamão

Além dos benefícios já citados anteriormente, a propriedade terapêutica do mamão mais conhecida é o seu efeito laxante, que combate a prisão de ventre. Podemos destacar também a capacidade que essa fruta tem de atuar no aparelho digestivo de quem apresenta azia e gastrite, por exemplo. Além disso, com as folhas do mamoeiro pode-se preparar um xarope que combate gripes e resfriados. O xarope pode ser preparado da seguinte forma:

  • Em um recipiente de vidro, coloque um feixe de flores do mamoeiro e acrescente um pouco de mel
  • Adicione um copo de água fervente e tampe o recipiente
  • Espere esfriar e o xarope está pronto
  • Pode servi-lo as colheradas durante o dia

Além de todos os benefícios do mamão que apresentamos aqui, ele possui poucas calorias e é considerado diurético, o que o torna um alimento ideal para quem deseja emagrecer.