Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Maçã, o fruto não proibido!

A maçã é um fruto que há muito tempo se faz presente em nossa alimentação, desde os nossos antepassados. Além de ser uma fruta de delicioso sabor e bonita forma, ela pode ser levada para qualquer local, já que até a sua casca é comestível, detalhe esse que pode ser considerado por muitas pessoas irrelevante, mas torna a maçã uma das frutas mais consumidas em escolas, trabalhos, pique-niques, enfim, em locais públicos.

Maçã

Ela é uma fruta de baixa caloria, rica em fibras, vitaminas, minerais e fitonutrientes. Os fitonutrientes são uma classe de nutrientes, presentes na maçã e outros alimentos de origem vegetal. Apesar de não ser uma fruta rica em proteínas, ela contém uma fibra solúvel que é a pectina, que garante uma série de benefícios à saúde.

Benefícios associados ao seu consumo

  • Redução dos níveis de colesterol;
  • Ação antioxidante – atua na captura dos radicais livres, combate o surgimento do câncer, melhora o sistema imunológico além de contribuir para o rejuvenescimento;
  • Diminui o risco de incidência de doenças cardiovasculares;
  • Reduz os problemas causados pela hemofilia, que é uma doença onde se desenvolve uma deficiência na coagulação sanguínea. A pectina, que é um componente da casca da maçã, quando administrada na corrente sanguínea do paciente, contribui para que o organismo processe de forma mais rápida essa coagulação;
  • Realiza uma limpeza na região bucal, que se reflete em uma melhor dentição;
  • A pectina, é uma fibra solúvel presente na casca da maçã que quando dissolvida na água, forma uma espécie de gel que absorve o LDL que é o tipo ruim do colesterol, contribui para uma melhor absorção do açúcar na corrente sanguínea, além disso, por ser uma fibra ela colabora com o bom funcionamento do intestino.

Algumas Considerações

A maçã foi adotada com a primeira fruta a ser introduzida na alimentação de estudantes do estado de Santa Catarina. O objetivo do projeto “Mais frutas na escola”, é enriquecer a dieta dos pequenos através das frutas. Essa atitude por parte do governo é muito significativa, pois a maioria dessas crianças não consome nem uma fruta durante o dia apesar da recomendação do Ministério da Saúde de que devemos consumir no mínimo três porções diárias delas. Além disso, uma alimentação saudável e rica em vitaminas e minerais garante uma melhor concentração e aprendizado.

A sidra, preparada através do sumo fermentado da maçã, é uma forma alternativa de consumir esta fruta. É uma bebida que faz bem ao organismo, prevenindo várias doenças no sistema nervoso central, sendo utilizada por profissionais como medida terapêutica.

A maçã é um fruto que deve ser consumido em todas as fases da vida do indivíduo. Apesar de ser uma fruta muito consumida no Brasil, o seu consumo deve ser incentivado principalmente entre crianças. O hábito de comer frutas e verduras entre crianças, garante adultos saudáveis e bem alimentados.

Referências Bibliográficas

DRA. SHIRLEY DE CAMPOS, Conheça mais sobre as maçãs

A COLUNA, A maçã na alimentação escolar dos alunos

DIETA E SAÚDE, Fitonutrientes

If you liked that, check these...

Tomate

O Repolho

Alimentos Naturais