Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Lanches Light

Lanches Light

De acordo com profissionais especializados na área de nutrição humana, os chamados lanches light se associados a uma  dieta equilibrada e com alimentos saudáveis podem contribuir para a perda de peso corporal das pessoas. O importante nos lanches light é que eles sejam constituídos de alimentos ricos em nutrientes e pobre em calorias.

Diferença entre Alimento Light e Diet

Uma das principais duvidas das pessoas diante de tantos anúncios e propagandas de alimentos light ou diet é saber na realidade o que essas duas palavras da língua inglesa significam. Os alimentos ou bebidas são considerados diet quando há uma restrição total de algum nutriente em sua composição, pode ser açúcar, gordura,sódio, glúten; enquanto os alimentos light são aqueles onde algum ingrediente foi reduzido na composição do alimento.

Lanches Light Saudáveis

Segundo especialistas em nutrição às vezes um sanduíche consumido em um lanche pode oferecer ao corpo do individuo nutrientes parecidos com os que ele obteriam se ingerisse um prato de comida, dependendo de que alimentos ele escolheu para compor seu lanche. Por exemplo uma salada de verduras e legumes  no prato tem a mesma quantidade de fibras que uma alfaces,tomates ou cenouras que podem compor um sanduíche.

Quando a pessoa esta certa de que seu lanche possui todos os nutrientes que são copro irá precisar, é hora dela se preocupar com  a quantidade de  calorias que ele deve possuir. Os nutricionistas orientam que os chamados lanches light que são feitos para auxiliar no processo de emagrecimento das pessoas não devem ultrapassar cem calorias, uma vez que serão feitos de manhã e na parte da tarde. O ideal é montar um lanche light de acordo com os alimentos que as pessoas gostam de comer não esquecendo do valor calórico de cada um deles.

Como Montar um Lanche Light

Os profissionais especializados na área orientam às pessoas que na hora de optar pelos alimentos vão fazer parte de seu lanche light escolham um de cada grupo nutricional para que o lanche forneça a mesma quantidade nutricional que uma refeição balanceada. Como exemplo o lanche poderia conter carboidratos com cento e trinta calorias, proteínas com algo em torno de cem calorias, os legumes com trinta calorias e verduras à vontade.

As bebidas para acompanhar o lanche devem contribuir também para o emagrecimento da pessoa e  podem ser um suco de laranja ou limonada em torno de quatro calorias ou ainda sucos de maracujá ou melancia com média de dezesseis a dezenove calorias respectivamente.

Nos grupos  dos carboidratos, o indivíduo poderia fazer seus lanches com duas fatias de pão de forma light ou uma fatia e meia de pão integral. Dentro do pão poderia entrar o grupo das proteínas  com três fatias de presunto sem gordura ou duas fatias de queijo minas. Para tornar o lanche light ainda mais saudável a pessoa poderia consumir alface ou agrião à vontade ou então rechear o pão  com metade de um pepino em rodelas ou tomates em rodelas.

Opções de Lanches Light com Cinquenta Calorias

Para as pessoas que acham que fazer um lanche com somente cinquenta calorias não é muito fácil, os especialistas em nutrição sugerem algumas opções como por exemplo: Uma pera pequena, queijo pequeno light, cinco ameixas  secas, dois biscoitos de água e sal, uma fatia de queijo branco, um copo de água de coco, dois biscoitos de maisena, um figo.

Receita para um Lanche Light

Para as pessoas que acham que devem abolir os achocolatados de sua vida e não podem saboreá-los em seus lanches light, aí vai uma boa noticia: Existe uma prática  e saborosa receita de um achocolatado light composta de um copo de leite desnatado. Uma colher de sopa de pó de chocolate light, uma colher de chá de baunilha e duas colheres de sopa de leite em pó desnatado.

Depois é só bater os ingredientes todos juntos por três minutos em um liquidificador, aquecer no fogo e adicionar uma pitada de café solúvel. Para quem ficou preocupado com o valor calórico não há motivo, pois enquanto uma xícara de achocolatado tem em média duzentas e  setenta calorias, a xícara do achocolatado light tem apenas cento e quinze calorias em média.

É possível conseguir comer bem e com alimentos saborosos fazendo lanches light pouco calóricos. Desse modo a pessoa consegue emagrecer sem ter que se privar de comidas saborosas que estão acostumadas a consumir.

Por Salete Dias

TopBack to Top