Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Importância dos alimentos ricos em fibras

Apesar de serem consideradas nutrientes por muitas pessoas, as fibras não oferece nenhum nutriente específico. Mas por que será que mesmo assim, ela é tão importante para o organismo? Na verdade as fibras passam intactas pelo aparelho digestivo, ou seja, elas não são digeridas pois o homem não apresenta a enzima responsável por essa digestão, no entanto mediante a forma como elas são metabolizadas podemos conseguir diversos benefícios através do seu consumo.

As fibras estão presentes em alimentos como frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, entre outros. Os animais apresentam a capacidade de digerir as fibras, diferentemente do homem que não apresenta a celulase. Como já foi dito, as fibras não fornecem nutrientes ao organismo assim como também não fornecem calorias. Uma dieta saudável deve ser composta por alimentos que contenham fibras, essa estrutura celular pode ser divididas em dois tipos: as solúveis e as insolúveis.

Fibras solúveis e insolúveis

As fibras solúveis são aquelas responsáveis por fazerem com que o alimento permaneça mais tempo no estômago, com isso o indivíduo tem uma sensação de saciedade prolongada. Essas fibras também auxiliam na absorção de alimentos que contenham moléculas de açúcares e gorduras, isso ocorre porque as fibras solúveis se transformam em um gel que atrai essas moléculas, eliminando-as nas fezes. Elas podem ser encontradas algumas frutas, hortaliças e leguminosas.

As fibras insolúveis apresentam uma grande capacidade de absorver água, com isso elas aumentam o volume do bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino. Elas podem ser encontradas em farelos de cereais, grãos integrais, alimentos enriquecidos com fibras, entre outros.

Importância dos alimentos ricos em fibras

Melhora o funcionamento intestinal – As fibras insolúveis permite a formação de fezes mais volumosas e macias, dessa forma promove uma melhor eliminação de toxinas  e substâncias que possam vir mais tarde prejudicar o organismo. Elas também apresentam a capacidade de prevenir prisão de ventres e formação excessiva de gases abdominais.

Promove uma redução na absorção de gorduras e açúcares – As fibras solúveis são capazes de atrair moléculas de gorduras e açúcares e com isso ocorre a eliminação desses nutrientes que tem sua absorção reduzida. Dessa forma elas são essenciais para indivíduos que apresentam diabetes tipo 2, colesterol ruim alto e obesidade.

Auxilia na perda de peso – Através da capacidade de promover o aumento da sensação de saciedade, o indivíduo que consome fibras acaba por ingerir uma menor quantidade de alimentos durante o dia, pois se sente saciado por mais tempo.

Considerações finais

As fibras apesar de não serem nutrientes, apresentam diversos benefícios ao organismo mediante o seu consumo, dessa forma uma dieta saudável deve ser composta por alimentos que contenham fibras. O consumo de fibras, deve ser associado ao aumento do consumo de água, pois caso contrário elas poderão provocar prisão de ventre, já que não terão água para auxiliar o seu transporte pelo intestino.