Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Importância das frutas

Sempre ouvimos falar sobre a importância das frutas em nossa saúde, e isso ocorre porque esses alimentos são responsáveis por oferecer ao nosso organismo diversos tipos de nutrientes essenciais além de combater doenças. Sem dúvida, uma dieta considerada saudável é composta por frutas entre outros alimentos.

Nutrientes das frutas

As frutas apresentam diversos tipos de vitaminas que irão variar de acordo com o tipo da fruta. O pigmento presente na fruta é determinante no tipo de vitamina ou substâncias que ela apresenta.

Por exemplo, algumas frutas que apresentam cores alaranjadas e amareladas são fontes de vitamina A como mamão, manga e pêssego. O pigmento vermelho encontrado na goiaba, melancia e tomate é o licopeno que é um poderoso antioxidante que atua na prevenção de diversas doenças além de prevenir o envelhecimento precoce.

Diversos tipos de vitaminas como C, E, entre outras também podem ser encontradas em diversos tipos de frutas.

Quanto aos minerais eles também irão variar de acordo com o tipo de fruta, por exemplo a banana é muito conhecida pelo seu elevado teor de potássio, já a goiaba apresenta cálcio em sua composição enquanto que a laranja apresenta ferro e fósforo. Por isso é tão importante a variedade alimentar, pois é através dela que podemos obter todos os nutrientes necessários ao nosso organismo.

Frutas na alimentação

É muito importante estarmos atentos aos períodos de safra das frutas. Pois isso facilita o custo que elas apresentam bem como sua disponibilidade no mercado.
Outro aspecto importante é a higienização dos alimentos antes de serem consumidos. Como sabemos diversos tipos de parasitas intestinais que podem ser adquiridos através da ingestão de alimentos mal higienizados.

Consumir no mínimo três e no máximo cinco porções de frutas variadas por dia, é a recomendação da pirâmide alimentar, vale ressaltar que são três a cinco porções de frutas e não três a cinco frutas, já que apenas uma fruta grande pode representar duas porções.

Benefícios das frutas

  • Auxiliam no controle da obesidade
  • Favorece o bom funcionamento do intestino – a quantidade de fibras presente nas frutas contribui para que o intestino funcione de forma correta, evitando a constipação intestinal
  • Diminui os níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea
  • Previne doenças como aterosclerose, diabetes, pressão alta entre outras
  • Fortalecem o sistema imunológico através da quantidade de vitaminas e minerais que apresentam
  • Combatem diversos tipos de câncer e o envelhecimento precoce devido à presença dos radicais livres