Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Importância das escolhas alimentares

Um futuro com uma vida saudável e equilibrada depende das escolhas que os seres humanos fazem ao longo de suas vidas. Na infância os pais possuem um papel fundamental ou de grande importância, nessas opções que as pessoas têm de fazer quando se tornam adultos, no que diz respeito especificamente ao comportamento alimentar dos indivíduos, existe uma frase popular que diz: “Você é aquilo que come”.

Se pensarmos pelo lado da boa nutrição, veremos que esta citação tem um princípio de verdade. Ao escolhermos os nutrientes adequados que são consumidos em nossas refeições diárias, estaremos com certeza proporcionando ao nosso organismo condições dele se tornar mais resistente a possíveis processos infecciosos, e também ao optarmos por uma dieta alimentar balanceada estaremos dando importância à prevenção  do excesso de peso corporal, que poderia no futuro resultar em um problema de obesidade. Nesse artigo, iremos destacar a importância das escolhas alimentares:

Alimentação saudável e crescimento infantil

A preocupação com uma alimentação mais saudável, composta por alimentos menos gordurosos ou calóricos e mais ricos em fibras e nutrientes ao organismo humano, já é parte importante na vida da grande maioria da população. Uma dieta com alto valor nutricional é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento físico e intelectual dos indivíduos, principalmente nos primeiros anos de vida, por isso os pais e responsáveis devem ficar sempre atentos ao tipo de refeição que costumam oferecer aos seus filhos.

Em muitos casos de obesidade mórbida e ou problemas de doenças crônicas, como aumento da pressão arterial ou diabetes, foram frutos de hábitos alimentares inadequados no período da infância.

Principais problemas de uma mal alimentação

O especialistas em nutrição e em nutrologia  descreveram um grande número de problemas decorrentes de uma mal alimentação no período da infância, em virtude de escolhas alimentares inadequadas, entre as quais podemos destacar:

Déficit no crescimento físico e cognitivo da criança;

Organismo mais susceptível a processos infecciosos;

Maior propensão ao surgimento de enfermidades crônicas como o diabetes  e hipertensão arterial.

Em virtude disso, os profissionais da área chegaram à conclusão de que a escolha de alimentos saudáveis que compõem uma dieta de alto valor nutritivo constitui uma forma de prevenção contra o aparecimento de futuras complicações de saúde ou problemas de obesidade que está relacionada, na maioria das vezes, às enfermidades do metabolismo humano e doenças cardíacas e vasculares.

Importância de uma boa formação alimentar

Segundo pesquisadores no período da infância e na adolescência é que os seres humanos estão mais susceptíveis à influência de pessoas próximas que convivem com eles. Vários estudos científicos comprovaram que os pais que incentivaram seus filhos a comerem de maneira adequada, dando importância às refeições compostas de alimentos nutritivos e pouco calóricos ou gordurosos, contribuíram para seus filhos crescessem e se tornassem adultos com um organismo mais resistente a infecções, ou que não apresentavam o problema da obesidade e as complicações orgânicas relacionadas a ela.

Principalmente na fase da adolescência em que as escolhas passam muito mais pelos jovens do que por seus pais é que se deve dar uma atenção especial. Nesse estágio da vida, os adolescentes costumam consumir muitos alimentos calóricos ou gordurosos em lanchonetes que vendem a refeição que os estrangeiros chamam “junk food” que em uma tradução literal do idioma inglês que dizer “comida lixo”, ou seja, são alimentos com pouco valor nutritivo e ricos em gordura, sal e calorias. Segundo especialistas devido a esse comportamento alimentar apresentado pelos jovens, essa é uma fase de vida em que os indivíduos encontram-se mais propensos ao surgimento do problema do sobrepeso ou da obesidade.

Hábitos alimentares saudáveis para os indivíduos

Como já foi descrito anteriormente uma alimentação saudável com alimentos funcionais é de extrema importância para o organismo humano. Foi comprovado através de pesquisas científicas que indivíduos que tiveram condição de fazer boas escolhas alimentares  no período da infância e da adolescência tiveram maiores probabilidades de desenvolver um organismo mais resistente, proporcionando as pessoas uma melhor qualidade de vida, em virtude delas apresentarem  um corpo orgânico saudável e uma saúde mental equilibrada.

Os alimentos que devem ser evitados segundo os especialistas são aqueles ricos em gorduras ou muito calóricos, como por exemplo, chocolates. As frituras, como as batatas fritas, também devem evitadas pelos indivíduos. As melhores escolhas alimentares são com certeza refeições compostas de fibras, vegetais, verduras e muitas frutas, hábito alimentar que deve ser adotado desde o período da infância.

Por Salete Dias