Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Frutas, legumes e seu papel no dia-a-dia

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês hoje? Bem eu realmente espero que sim! 🙂
E agora que tal aprendermos um pouco mais sobre nossa alimentação? Vejamos como as frutas, legumes e seu papel no dia-a-dia, afim de obtermos uma alimentação cada vez mais saudável.

De maneira geral sabemos que os alimentos hortículas (leguminosas) e as frutas são essenciais e de grande importância para a ter uma boa vida alimentar. Como esses alimentos são ricos no fornecimento de minerais e vitaminas como, zinco, cálcio, vitamina A, cobre, potássio e magnésio, por exemplo. Além disso ainda são hidratantes, por ter boa quantidade de água.

E muitas dessas propriedades quase não são encontradas em outros tipos de alimentos. Por isso e por outras coisas é sempre bom incentivar e ensinar às crianças principalmente, a importância de ingerir esses alimentos, para ter um desenvolvimento saudável.

Por isso deveriam ter maior presença na mesa dos brasileiros, o que infelizmente não acontece em todas as classes sociais da população deste país. Em um artigo já divulgado aqui no “Nutrição em Foco” falamos um pouco sobre as frutas, verduras e legumes – sua importância na alimentação.

Para escolher as frutas e os legumes, é preciso que fique atento sobre as épocas das safras, ou seja, quando aquela fruta específica está sendo colhida. Pois é quando a encontramos em melhor qualidade e quantidade, estando assim na maioria das vezes em um preço acessível. Um bom exemplo é que estamos no mês de outubro e as frutas que ainda estão na estação como, abacaxi, maracujá, uva, abacate, banana e ameixa.

Outra importante informação a ser destacada é quanto a higiene dos alimentos antes do consumo. É bom ter cuidado, pois aquela fruta ou legume passa por diversas pessoas, e em consequência disso elas entram em contato com as bactérias. Por causa disso é bom sempre lavar bem esses alimentos antes mesmo de colocá-los na fruteira e/ou na geladeira.

Segundo os médicos é recomendável a ingestão de frutas e legumes em uma quantidade de no mínimo três porções por dia. Procure alimentar-se com diversas frutas e legumes por semana.

As frutas e os legumes são importantes no nosso dia-a-dia para reabastecer as nossas energias, que serão utilizadas em diversas atividades que executamos diariamente. Atividades como, nos estudos, no trabalho, nos momentos de lazer, entre outras muitas atividades.