Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Alimentos Dietas Saudáveis

Dietas Saudáveis

Dietas Saudáveis

Na contramão do grande número de pessoas que seguem sem nenhum tipo de prescrição nutricional as chamadas dietas milagrosas, as dietas alimentares saudáveis são aquelas orientadas por um profissional especializado que leva em conta a constituição física do indivíduo e acima de tudo se preocupa em fornecer os nutrientes necessários à manutenção da saúde do organismo humano.

Objetivo das Dietas Saudáveis

De acordo com especialistas na área de nutrição quando a pessoa deseja seguir uma alimentação saudável, isso não quer dizer que ela vai perder muitos quilos ou abdicar de alimentos que  gosta de consumir. Uma dieta saudável é baseada na aprendizagem da pessoa sobre quais os alimentos ricos em nutrientes que são essenciais a saúde de seu organismo e incorporá-los a um comportamento alimentar, bem como evitar outros que são muito calóricos e sem valor nutricional.

Desse modo a opção  por determinados tipos de alimentos é de extrema importância para prevenir o risco da ocorrência de alguns tipos de enfermidades como por exemplo diabetes, doenças cardíacas e vasculares. O indivíduo quando orientado por um profissional especializado sabe escolher os alimentos adequados  a seu organismo que além de manterem seu peso sob controle, ainda vão prevenir o aparecimento de algumas doenças.

Algumas Orientações Para Uma Dieta Saudável

Os especialistas na área de nutrição humana recomendam uma dieta  alimentar  que previne o aparecimento de complicações orgânicas além do excesso de peso corporal que pode levar  a obesidade. São eles:

 

  • Ao fazer as principais refeições do dia as pessoas devem tomar cuidado com alimentos muito calóricos, porém devem ser alimentar  de maneira suficiente  mantendo um equilíbrio entre aquilo que consomem  e o seu gasto de energia, ou seja os indivíduos de uma maneira geral não devem se alimentar  mais do que seu organismo vai utilizar. Normalmente os especialistas recomendam duas mil calorias aproximadamente, dependendo do gênero, altura, peso, faixa etária e se o individuo pratica atividades físicas.
  • As refeições dos indivíduos devem ser constituídas de alimentos dos vários grupos alimentares, sendo os que são mais saudáveis que devem fazer parte da dieta alimentar  das pessoas são as frutas, os legumes, os cereais integrais, as fibras, alimentos ricos em sais minerais e vitaminas, com baixo teor de gordura, entre outros.
  • Ao se alimentar o indivíduo deve comer porções moderadas de alimentos, principalmente aqueles que são fontes de muitas calorias. Especialmente quando as pessoas vão a restaurantes devem tomar cuidado para não comerem em excesso alimentos de pouco valor nutricional.
  • Limitar a quantidade de açúcar  e sal nos alimentos. O açúcar e o sal são substâncias presentes em uma grande quantidade de alimentos, por isso é preciso cuidado principalmente ao se alimentar fora de casa em lugares públicos. Os especialistas recomendam o consumo de doces e comidas com frituras ocasionalmente e com bastante moderação, para não comprometer a manutenção do peso corporal ideal.
  • A mastigação dos alimentos deve ser feita de forma lenta, saboreando o paladar da comida. A grande maioria das pessoas em virtude da vida agitada que levam nas grandes metrópoles desenvolveram o hábito nada salutar de comer sempre depressa, sem sentir o sabor do alimento que está consumindo. É importante associar o que se come a sensação de prazer.
  • Evitar situações de estresse, basicamente por dois motivos: Quando  a pessoa está estressada e decide comer, normalmente ela ingere alimentos muito calóricos e  de forma rápida o que pode causar também problemas de azia e colite no organismo. Não é aconselhável se alimentar em frente a televisão ou enquanto se está trabalhando em alguma tarefa. O momento das refeições deve ser tranquilo para que a pessoa consiga se alimentar de acordo com suas necessidades nutricionais.
  • Alimentar-se de três em três horas, sem esperar a sensação de fome. As três principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar) devem ser completadas por lanches saudáveis, geralmente frutas, para manter o processo de digestão sempre ativo.
  • Recomenda-se que a primeira refeição do dia seja bem farta e com alimentos mais calóricos que as outras, pois as pessoas terão o dia todo para gastar essas calorias, ao contrário por exemplo do que ocorre no jantar onde o consumo de alimentos gordurosos deve ser mínimo. É importante lembrar que comer com prazer alimentos saudáveis também é muito importante para que as pessoas se sintam felizes como ato da alimentação.

Por Salete Dias

TopBack to Top