Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Alimentos Dieta Balanceada

Dieta Balanceada

Em qualquer site da internet ou revista especializada em nutrição as pessoas já leram em algum momento ou ouviram alguém falar sobre fazer uma dieta balanceada, para perda de peso ou manutenção da saúde. No entanto, muitas delas ainda tem dúvidas sobre o que a palavra balanceada tem a ver com os alimentos que elas consomem. Veremos a seguir com detalhes qual o real significado de dieta balanceada.

Conceito de Dieta Balanceada

Segundo especialistas na área de nutrição uma dieta balanceada é aquela que fornece os vários nutrientes que são necessários a manutenção da saúde do corpo humano, sendo que os principais são: Os minerais, as vitaminas, as fibras, os carboidratos, gorduras e proteínas. Portanto, o conceito de dieta equilibrada ou balanceada pode ser aquele onde as refeições realizadas pela pessoa seja constituída de todos esses nutrientes, porém sem causar aumento de peso corporal.

Vale ressaltar que a água também é de extrema importância para manter a hidratação do organismo, sendo recomendado uma ingestão de até dez copos de água por dia. Segundo profissionais especializados, uma dieta balanceada para um indivíduo com um padrão considerado normal deve conter mais ou menos:  15% de gordura, 25% de proteína e 60% dos carboidratos.

Calorias Presentes em uma Dieta Balanceada

O valor calórico corresponde na verdade a energia que os alimentos podem proporcionar ao organismo dos seres humanos e é baseado nas necessidades calóricas de cada indivíduo. Desse modo para se elaborar uma dieta balanceada é necessário saber  a média dos níveis de energia de cada pessoa e a quantidade de horas gastas com atividades físicas todos os dias.

Quantidade Correta dos Alimentos Ingeridos

De acordo com a pirâmide alimentar desenvolvida por nutricionistas norte-americanos, o topo dela é formado pelos alimentos que as pessoas devem comer em pouca quantidade que são os doces e as frituras. Uma dieta adequada deve  incluir em torno de 50% de arroz, grãos, cerais, pão e massas, trinta por cento de verduras, legumes  e frutas e quinze por cento do leite e derivados.

Ou seja uma dieta considerada normal inclui cerca de duas mil calorias por dia com um consumo diário de até onze porções pequenas do grupo de cereais, pães  e massas; até cinco porções de vegetais, até  quatro porções de frutas e até três porções de laticínios, o  grupo das carnes bovinas peixes, aves,  e ovos cerca de três porções pequenas. Vale ressaltar que segundo esse plano alimentar  os doces e óleos devem ser consumidos com moderação.

Importância da Alimentação Balanceada na Prevenção de Doenças

Segundo profissionais da área de saúde uma dieta balanceada rica nos nutrientes adequado para a manutenção da saúde do organismo humano é fundamental para a prevenção de determinadas enfermidades que ocorrem em virtude da alimentação incorreta adotada pelas pessoas o que resulta no déficit de alimentos fundamentais que garantem uma boa qualidade de vida aos indivíduos.

Segundo algumas pesquisas realizadas na área de nutrição algumas enfermidades como por exemplo o tumor cancerígeno esta associado em uma proporção de 35% a um dieta rica em produtos gordurosos que foram consumida durante anos pelos pacientes. Já nas pessoas que são portadoras de diabetes também foi encontrada uma relação com uma dieta rica em açúcar e doces.

Os especialistas ressaltam que quando as mulheres entram no período da menopausa devem tomar muito cuidado com o padrão alimentar adotado, pois nessa faixa etária costuma ocorrer um aumento do colesterol no organismo feminino e por isso elas devem seguir uma dieta com nutrientes para prevenir esse problema, reduzindo os níveis de colesterol.

Na verdade uma alimentação adequada composta de vários nutrientes contribui de maneira significativa para a manutenção da saúde e até mesmo para a recuperação de algumas doenças. Um exemplo da importância dos alimentos na saúde dos seres humanos é na prevenção da anemia por deficiência de ferro, onde o indivíduo deve ingerir alimentos ricos em ferro.

Vale ressaltar que toda dieta deve ser orientada  por um profissional especializado da área de nutrição ou nutrologia pois eles estão capacitados para orientar às pessoas a consumirem alimentos que contenham os nutrientes necessários que fazem parte  de uma dieta balanceada e contribuem para garantir uma boa qualidade de vida a todos que dela usufruírem.

Por Salete Dias

TopBack to Top