Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Como se alimentar bem fora de casa

Uma alimentação saudável e balanceada, como todos sabem, é a base de um organismo fortalecido contra enfermidades que poderiam vir a atacá-lo. Daí a importância dos indivíduos sempre consumirem alimentos com alto valor nutritivo.

No entanto, com a agitação do mundo moderno, a grande maioria da pessoas trabalha fora e tem como principal desafio ter uma boa nutrição que os mantenha sempre com uma boa saúde. Mas será que é possível a pessoa se alimentar bem fora de casa? A seguir veremos algumas sugestões que tornarão isso possível.

Sugestões do que deve ser evitado ao se comer fora de casa

A maioria das pessoas que trabalha fora deve manter uma alimentação composta de comidas com alto valor nutritivo para que seus organismos suportem as tarefas profissionais que elas devem desempenhar no dia a dia. Pensando nisso, alguns especialistas na área  de nutrição desenvolveram alguns cuidados que os indivíduos devem ter ao consumirem refeições fora de casa.

Entre outros estão: ao escolher um restaurante, os consumidores devem levar em consideração que tipo de comida eles oferecem. Por exemplo, alimentos à base de  maionese ou creme de ovos devem ser ingeridos com moderação. Além desses as saladas cruas, os crustáceos e mariscos também devem ser alvo de preocupação principalmente se o consumidor não tiver certeza do modo  como eles foram preparados, pois pode haver transmissão de doenças como por exemplo hepatite, se houver contaminação da água.

As carnes mal passadas também apresentam algum risco, por isso só devem ser consumidas se a pessoa tiver certeza absoluta de que o local escolhido para se alimentar é confiável. Outro cuidado importante é tentar evitar refeições como tortas ou suflês pois se não forem utilizados ingredientes naturais, em geral estes pratos ficam muito gordurosos, principalmente se foram feitos com queijo amarelo.

Sugestões de refeições para comer fora de casa

Segundo os profissionais da área de nutrição, uma boa sugestão para que as pessoas mantenham a mesma qualidade de alimentação  saudável que costumam deve ter casa, é escolher locais que sirvam legumes cozidos porem não muito, pois quando expostos as altas temperaturas para cozimento eles perdem muitos nutrientes importantes para a saúde dos indivíduos. Uma outra opção é selecionar locais que ofereçam comidas pouco calóricas, como por exemplo, os restaurantes japoneses.

Porém alguns cuidados com a procedência do peixe servido deve ser tomados, pois o ideal é que sejam frescos. As carnes vermelhas devem ser assadas ou grelhadas e os molhos que costumam acompanhá-las devem ser evitados pelo alto valor calórico que possuem em virtude de serem muito gordurosos. Uma boa sugestão é preferir as carnes magras como a alcatra, filé, patinho, músculo, entre outras.

Cardápio sugerido para comer fora de casa

Alguns nutricionistas visando melhorar a qualidade da alimentação das pessoas que costumam comer fora de casa elaboraram um cardápio com algumas sugestões de alimentos com alto valor nutritivo e poucas calorias.

No café da manhã- As pessoas devem dar preferência aos sucos de frutas naturais, carboidratos (bolo, pão integral, biscoitos) e se preferirem salgados, eles deve ser assados. Outra opção seria ingerir uma boa vitamina com aveia, que além de nutritiva é bem saborosa. No intervalo até chegar a hora do almoço, o ideal é consumir barras de cereais, frutas ou então sucos de frutas.

Na hora do almoço- A sugestão para esta refeição do dia tão importante para as pessoas é consumir alimentos como saladas, leguminosas (feijão, lentilha) e massas de preferência integrais, como por exemplo lasanha de ricota acompanhada de legumes cozidos. Outra opção seria lentilhas ou feijão com carne vermelha sempre grelhada ou assada e arroz integral.

No Lanche da Tarde-  Para o lanche da tarde, a pessoa deve procurar um local que ofereça sanduíches de pão integral e sucos de frutas ao invés de refrigerantes.

Para o jantar- É aconselhável ter  uma alimentação balanceada que seja constituída de  proteínas, carboidratos na medida certa, vitaminas, minerais e fibra. Quem não abre mão de carne, a preferência deve ser pela grelhada ou assada, pois contém menos calorias. Á noite as refeições devem ser mais leves e a sobremesa ideal é aquela composta por frutas.

Desse modo a pessoa conseguirá se alimentar de uma maneira sadia e equilibrada, mesmo estando fora de casa.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

Alimentos construtores

Abacaxi

Propriedades do mel