Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Alimentos Camu-Camu: fruta com elevado teor de vitamina C

Camu-Camu: fruta com elevado teor de vitamina C

Ainda pouco conhecida pelos inúmeros benefícios que promove no organismo humano dos seres humanos a fruta camu-camu é uma das maiores fontes  de vitamina C ultrapassando a laranja e acerola, antigamente ditas como fontes principais dessa vitamina, pois para cada cem gramas de camu-camu teremos em média 2,5  a 6 gramas de vitamina C.

Em virtude disso, muitos especialistas e pesquisadores da área afirmam com toda certeza que o camu-camu é uma  fruta que possui até o presente momento o teor mais elevado de vitamina C, transformando-se dessa forma em uma potente arma para prevenir no organismo humano possíveis enfermidades, através da manutenção de um forte sistema imunológico.

Valor nutritivo e beneficios do camu-camu ao organismo humano

De acordo com especialistas na área de nutrição o camu-camu apesar de originado na Amazônia é muito cultivado no Peru e é uma fruta rica além da vitamina C , em flavonóides e aminoácidos. Em virtude dessa riqueza de nutrientes é altamente recomendada para consumo pelas propriedades benéficas que proporciona ao organismo humano. Pela sua grande concentração de vitamina C (ácido ascórbico) tem uma atuação importante na produção de colágeno pra o corpo.

Por possuir também em sua composição os flavonóides que são substâncias que apresentam propriedades antimutagênicas  a fruta camu-camu, segundo pesquisadores, pode agir na prevenção de tumores cancerígenos. Apesar de ser uma fruta pouco consumida ao natural em virtude de possuir um gosto um pouco amargo e ácido, o camu-camu é mais consumido em refrescos, geléias ou sucos ou então em receitas caseiras para a hora do lanche.

O camu-camu também pode ser comercializado em foma de cápsulas ou tabletes de vitamina C para pessoas que necessitem repor essa vitamina no organismo.

Recomendação nutricional do camu-camu

Segundo um órgão Internacional conhecido como Food and Nutrition Board devido ao alto teor de vitamina C que a fruta camu-camu apresenta o ideal é 0,075 g para pessoas do sexo feminino e 0,09 g para indivíduos do sexo masculino. A fruta camu-camu é pequena assemelhando-se  a bolas de gude e possuem cor vermelho-escura, uma casca grossa e resistente as recobrem com uma camada bem fina que  mais parece a primeira vista, uma espécie de penugem.

Normalmente a fruta possui de oito a quinze gramas de peso. De acordo com especialistas devido ao seu alto poder de concentração de vitamina C mesmo o camu-camu sendo processado em um liquidificador (que não é recomendado pois há a necessidade de retirar as sementes da fruta para fazer um suco porém nem sempre tal retirada é feita da maneira certa), apesar de alguma perda que as frutas sempre sofrem nesse caso, o camu-camu ainda assim se apresenta bastante rico em Vitamina C.

As diversas funções da vitamina C que não é produzida pelo organismo humano naturalmente, precisando por isso mesmo ser ingerida, inclui desde a produção de ácidos biliares até contribuir para a manutenção de um sistema imunológico forte e resistente que proteja os indivíduos de microorganismos patogênicos que atacam seus organismos.

Além disso, a vitamina C presente em grande quantidade na fruta camu-camu ainda tem capacidade de evitar problemas de saúde crônicos, pois representa uma função de antioxidante enfraquecendo os radicais livres no corpo humano.

Como aproveitar melhor os benefícios do camu-camu

De acordo com especialistas na área o ideal é processar o camu-camu em forma de polpa congelada se a fruta for comercializada em lugares longes de sua produção. Uma boa sugestão é separar as frutas que estão estragadas das frutas boas e higienizá-las com água potável antes de começar o processamento. Depois da obtenção da polpa , que fermenta rapidamente em temperatura ambiente a fruta deve ser congelada rapidamente  e se possível ser conservada a uma temperatura de até 18ºC dentro de um freezer.

Se os produtores do camu-camu quiserem que a fruta se mantenha em boas condições para consumo e comercialização é necessário protegê-la da luminosidade para que o camu-camu fique em boas condições de consumo, contribuindo com todas as suas propriedades benéficas para a manutenção do organismo dos seres humano com um sistema imunológico mais resistente, prevenindo o aparecimento de enfermidades.

A fruta camu-camu é atualmente considerada pelos profissionais da área de nutrição e saúde como uma opção saudável e natural de proteger o corpo e ao mesmo tempo consumir uma fruta muito nutritiva.

Por Salete Dias

TopBack to Top