Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Benefícios dos alimentos integrais

Durante muito tempo os alimentos integrais foram vistos como simples complementos de uma refeição principal e a grande maioria das pessoas desconheciam os grandes benefícios que eles podem trazer à saúde dos seres humanos. Nesse artigo vamos conhecer os benefícios dos alimentos integrais, através da forma como eles atuam dento do organismo dos indivíduos proporcionado mais saúde, por meio da prevenção de um grande número de enfermidades.

Estudos científicos realizados

Ao longo dos anos os alimentos integrais foram alvos de pesquisas científicas realizadas por estudiosos interessados em descobrirem a eficácia desses alimentos quando ingeridos pelos seres humanos. Como resultados dessas pesquisas chegaram à conclusão de que os produtos alimentícios integrais trazem uma série de benefícios ao corpo dos indivíduos.

Isso ocorre devido a grande quantidade de fibras que esses alimentos possuem que além de melhorarem o processo digestivo, ainda dão a pessoa que os consomem uma sensação de saciedade contribuindo assim para que ela coma menos porções de alimentos, e consequentemente perda excesso de peso corporal.

Desse modo a alimentação rica em fibra é aconselhável como tratamento adjunto para todos aqueles que estão acima do peso e que desejam emagrecer. Outra importância do consumo de fibras é que elas atuam na absorção do açúcar presente no organismo além disso os alimentos que são fontes dessa substância liberam energia lentamente ao longo do dia, proporcionado assim à prevenção de enfermidades relacionadas ao alto nível de açúcar no sangue, como por exemplo, o diabetes.

Definição de alimento integral

De acordo com especialistas na área de nutrição e nutrologia, um produto é considerado integral quando ele não sofre nenhum processamento industrial, sendo totalmente natural e isento de substâncias que possam trazer qualquer tipo de risco à saúde dos seres humanos, os alimentos integrais não passam por uma técnica de refinamento, dessa forma as películas que envolvem os grãos ficam intactas.

Muitas pessoas recorrem a suplementação de fibras, no entanto qualquer tipo de suplemento, deve ser prescrito por um profissional competente, mesmo que seja benéfico a saúde, pois no caso das fibras para que seu efeito seja realmente benéfico ela deve ser ingerida em uma determinada quantidade, além disso o consumo hídrico deve aumentar.

Benefícios dos alimentos integrais

Dentre os principais benefícios dos alimentos integrais, pode-se destacar:

– As películas que envolvem os grãos dos alimentos integrais são fontes de vários nutrientes que trazem inúmeros benefícios à saúde dos indivíduos, entre eles podemos citar os minerais, as fibras e as vitaminas.

– Alguns alimentos integrais que são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais são o pão integral, o arroz, macarrão e o biscoito. Esses alimentos também possuem vitaminas B2, B5, B6, além de minerais como ferro e fósforo.

– Alguns pesquisadores ao estudarem a relação dos alimentos integrais com a boa saúde nos seres humanos, deduziram através de seus experimentos, que o consumo regular dos alimentos integrais pode reduzir os riscos do aparecimento de algumas enfermidades em pessoas que já apresentam algum tipo de predisposição a desenvolvê-las, como por exemplo, a obesidade, diabetes e dislipidemias.

-Outros estudos científicos também com o mesmo propósito de avaliar a relação entre o consumo de alimentos integrais e a prevenção o ou redução do risco de determinadas patologias, afirmaram que o consumo regular desses alimentos  pode contribuir de maneira significativa para redução das chances dos indivíduos virem a ser acometidos de enfermidades graves, como por exemplo, complicações cardíacas, e até mesmo as neoplasias.

– Alguns especialistas na área de nutrição e nutrologia são unânimes em afirmar que se a pessoa adotar como hábito o consumo regular dos alimentos integrais, principalmente no que diz respeito a grande quantidade de fibras que esses alimentos apresentam, pode contribuir de maneira significativa em uma melhor absorção dos nutrientes que estavam presentes nas refeições dos indivíduos, uma vez que não são produtos processados ou industrializados que perdem grande parte dessas substâncias, além de contribuir para a perda do excesso de peso corporal nas pessoas, através da sensação de saciedade que provoca nelas.

– Os alimentos integrais possuem quase a mesma quantidade de calorias que os produtos não integrais, por isso o grande benefício mesmo de seu consumo regular se limita aos vários nutrientes, que eles podem fornecer ao organismo.

Por Salete Dias