Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Benefícios do vinagre de maçã natural

Você provavelmente já ouviu falar dos benefícios do vinagre de maçã natural para a saúde dos seres humanos. Durante séculos as pessoas têm utilizado o vinagre de cidra de maçã natural, como um alimento e um remédio para si e para seus animais de estimação.

Mais recentemente, os benefícios à saúde do vinagre de maçã foram promovidos por muitos autores bem conhecidos e médicos que disseram que o vinagre de maçã era um remédio caseiro respeitado, utilizado por muitas pessoas com sucesso para tratar uma série de doenças comuns e dores.

Propriedades do vinagre de maçã natural

Alguns pesquisadores começaram a fazer suas observações e experimentações com remédios caseiros, especialmente vinagre de cidra da maçã e seus efeitos benéficos sobre as pessoas. O vinagre de maçã é um produto totalmente natural, resultante da fermentação do suco de maçã para sidra seguida por uma segunda fermentação do vinagre de maçã.

Este produto natural conserva todos os benefícios nutricionais das maçãs das quais foram feitos, mais ele é enriquecido com os ácidos e enzimas adicionais produzidas durante as duas fases de fermentação. É a soma de todos esses ingredientes que dão ao vinagre de maçã seus benefícios à saúde surpreendentes.

Principais benefícios observados

Os benefícios do vinagre de maçã incluem muitos usos externos também. Ele pode ser usado para acalmar queimaduras solares e picadas de insetos, para fazer brilhar o seu cabelo e para tratar a caspa.

O vinagre de maçã se encaixa bem com a tendência atual de direcionar as pessoas a comerem alimentos saudáveis naturais integrais, e longe do consumo excessivo de alimentos de conveniência altamente processados, que são desprovidos de muito de seus nutrientes originais.

Nem todos os vinagres de maçã cidra são iguais!

Muitos vinagres de sidra de maçã comerciais foram pasteurizados, filtrados, refinados ou destilad0s, a fim de tornar o produto com um bom aspecto, e assim, mais atraente para o público em geral.

Infelizmente, este processamento adicional destrói muito da propriedade saudável que ele apresenta e, portanto, muitos dos benefícios de cidra de maçã, que estavam no produto em primeiro lugar.

O melhor tipo de vinagre de maçã para usar é um feito a frio pressionado, cultivados organicamente nas maçãs inteiras, em que não há produtos químicos ou conservantes adicionados, que contém a “mãe do vinagre” e não é pasteurizado. A “mãe do vinagre” é uma substância natural gelatinosa formada durante a última etapa de fermentação.

Este tipo de vinagre de cidra da maçã saudável pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e pode ser comprado também online. Alternativamente, você pode preparar seu próprio vinagre de cidra de maçã nutritivo em casa. É muito fácil de fazer e toda a família pode estar envolvida nesse processo.

Outro grande benefício do vinagre de cidra de maçã é a perda de peso. Embora ninguém tenha certeza de como funciona, ele tem ajudado muitas pessoas a perder peso. Para isso, basta verificar o que os especialistas recomendam, tanto quanto tomar e quantas vezes e as mais recentes teorias sobre por que ele funciona.

O vinagre de maçã é um ingrediente de cozinha incrivelmente versátil. Ele adiciona um sabor picante a muitas bebidas e aprofunda os sabores de numerosos alimentos. É importante notar que o vinagre é um ingrediente importante na maioria dos condimentos. A maionese e o ketchup contam com mais de 10% da produção de vinagre na América.

Outras utilidades

Além dos benefícios do vinagre da maçã natural para a saúde dos seres humanos, seu uso para perda de peso e para cozinhar, também pode ser utilizado como um produto de limpeza não tóxico, desodorizante e desinfetante.

Por isso quando uma pessoa compra alguns alimentos de folhas verdes, é aconselhável colocá-lo dentro do vinagre para que com sua ação desinfetante possa tornar as folhas próprias para o consumo humano e livre de microrganismos.

O vinagre escuro castanho, aquele com o sedimento no fundo da garrafa, é o vinagre que tem sido utilizado por centenas de anos, em grande parte, para fins medicinais.

O vinagre de maçã é feito a partir de maçãs nutritivas cultivadas organicamente e mantém muitos dos componentes dos frutos benéficos porque o vinagre de cidra cru da maçã não é pasteurizado. E em seus processos de fermentação, ele produz enzimas dando nutrientes que fazem o vinagre de maçã a potência que é.

O vinagre comum não tem nenhum dos benefícios do vinagre de cidra de maçã orgânico cru. Por meio de seu processamento e destilação, que tem sido despojado de todos os benefícios, pode ser prejudicial para a sua saúde. Somente o vinagre de cidra de maçã-prima orgânica tem a “mãe do vinagre”, que faz o vinagre tão benéfico. A “mãe” é composta de nutrientes vivos e bactérias. E a pessoa pode realmente ver, pois se instalam na parte inferior da garrafa, como sedimentos.

Por Salete Dias