Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Benefícios do peixe na alimentação

Você já deve ter ouvido falar, em alguma ocasião, dos inúmeros benefícios do consumo de peixe para o nosso organismo. Mas por que será que consumir peixes é tão bom? O que há de tão especial neles que os tornam diferentes de outros alimentos?

Talvez alguém já lhe disse que peixe é bom para a memória – e essa pessoa não estava mentindo! Peixes são boas fontes de fósforo, um mineral muito importante para o desenvolvimento mental do ser humano. Graças a esse e outros minerais, mantemos boas capacidades de memorização, raciocínio lógico e outros aspectos de nosso desenvolvimento cognitivo.

Peixes também são ricos em ômega-3 – um tipo de ácido graxo muito benéfico para o nosso corpo. Dentre os muitos benefícios do ômega-3 podemos destacar sua importância no combate ao colesterol ruim, reduzindo assim as concentrações do mesmo em nosso corpo e, consequentemente, evitando que o mesmo forme placas nos vasos sanguíneos que podem dificultar o fluxo sanguíneo, levando a problemas cardiovasculares como a hipertensão arterial.

E os benefícios do peixe na alimentação não param por aqui! Ele também é importante fonte de vitamina A, essencial para a manutenção de nossa visão e prevenção de doenças infecciosas, cálcio, necessário na manutenção de nosso sistema ósseo, etc.

Infelizmente, apesar de suas diversas qualidades, o peixe não é um componente corriqueiro nas refeições dos brasileiros. Sendo assim, a nossa dica para quem não consome peixe é introduzi-lo em sua dieta ao menos duas vezes por semana, já quem gosta do mesmo pode apreciá-lo à vontade!

No Brasil, a piscicultura (criação de peixes) é realizada de forma bastante controlada e vigiada por órgãos competentes a fim de garantir a qualidade do produto que chega às nossas mesas, então não precisa ficar preocupado quanto à qualidade do mesmo, desde que o adquira de fontes confiáveis!