Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Benefícios do iogurte

Quando as pessoas ouvem falar de iogurte logo o associam a um alimento natural, saboroso e apropriado para ser consumido por pessoas que desejam perder alguns quilos extras. Mas será que o iogurte possui mesmo todos esses benefícios para a saúde das pessoas? É o que veremos a seguir.

Propriedades nutricionais do iogurte

Vendido em várias opções de sabores e com constituição líquidas , branca, espessa e sabor levemente ácido, o iogurte é obtido através da fermentação do leite. Depois de alguns estudos científicos  realizados por um especialista em biologia russo  ficou comprovado que no iogurte há presença de fermentos lácteos que proporcionam as várias propriedades  nutricionais que fazem bem ao organismo humano.

De acordo com o pesquisador  uma das principais propriedades do iogurte é aumentar o tempo de vida das pessoas. Ele chegou  e essa conclusão após os estudos científicos e a observações que foram realizadas com algumas tribos que residiam nas montanhas na região hoje conhecida como Bulgária.

As pessoas que faziam parte dessas comunidades consumiam iogurte em grande quantidade e com muita frequência e apresentavam um índice de longevidade muito acima do que apresentavam as outras pessoas que não ingeriam o iogurte regularmente.

Contribuição do iogurte para a saúde dos seres humanos

Os pesquisadores concluíram através de seus estudos científicos que o iogurte apresenta vários beneficios a saúde das pessoas em virtude principalmente da presença em sua constituição dos fermentos lácteos.

Alem da hipótese testada e confirmada cientificamente pelo cientista especialista  em biologia de que  iogurte pode contribuir para o aumento da longevidade, o cientista comprovou que devido a presença desses fermentos  o iogurte é um alimento bem fácil de digerir auxiliando as pessoas que possuem problemas no trato digestivo.

Outra importante propriedade do iogurte para o corpo humano é contribuir para o funcionamento harmônico  do intestino do ser humano. O iogurte também contém cálcio que auxilia pessoas com problemas de osteoporose e ajuda a fortalecer a arcada dentária dos indivíduos.

Utilização do iogurte  na alimentação

Por se tratar de um alimento versátil e que pode ser combinado  com vários outros, o iogurte pode ser encontrado em vários sabores o que agrada muito ao paladar das crianças  e pode ser também natural ou desnatado o que facilita seu consumo por pessoas que desejam perder alguns quilos a mais e precisam de uma dieta mais natural e equilibrada.

Segundo pesquisadores em nutrição, o iogurte apresenta em sua constituição substâncias benéficas aos seres humanos como por exemplo carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas, por isso seu consumo regular é recomendado por profissionais especialistas em nutrição.

O iogurte pode ser consumido em refeição como o café da manhã, além disso o iogurte pode ser usado com o complemento para outros alimentos ou então em receitas de alimentos salgados ou doces.

Principais diferenças entre iogurte natural e iogurte desnatado

A grande maioria das pessoas ainda têm muitas dúvidas quanto as principais diferenças entre o iogurte natural e o iogurte desnatado. Segundo profissionais especializados na área de nutrição e nutrologia as principais diferenças entre os dois são: o iogurte natural é rico em vitaminas, carboidratos, proteínas e sais minerais.

Já o iogurte desnatado além de possuir todas essas qualidades nutricionais ainda tem uma redução de substâncias gordurosas o que faz com que esse alimento  tenha um valor calórico bem mais baixo se comparado com o natural, sendo recomendado  para os indivíduos que precisam fazer controle do colesterol além dos que estão fazendo dieta de emagrecimento.

Considerações gerais

O iogurte é um alimento bastante  versátil com um paladar bem variado e por isso mesmo apreciado por várias pessoas desde crianças até adultos. Pode atuar como complemento para outras refeições, no entanto deve ser evitado durante o almoço, pois o cálcio presente nesse alimento atrapalha a absorção do ferro no organismo, ferro este que pode ser encontrado em carnes e feijões. O iogurte também pode ser utilizado na confecção de alimentos doces ou salgados, esse alimento apresenta vários nutrientes que são benéficos a saúde dos seres humanos como por exemplo, vitaminas, sais mineiras, proteínas e carboidratos.

Além disso devido a presença de fermentos lácteos em sua composição, o iogurte possui propriedades que auxiliam o bom funcionamento do trato intestinal e segundo pesquisas cientificas realizadas é um alimento que pode até contribuir para a longevidade nos seres humanos.

Por todos esses benefícios comprovados que o iogurte traz ao organismo dos indivíduos, a grande  maioria dos profissionais da área de saúde recomendam seu consumo regularmente para a manutenção de um organismo mais saudável.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

Lanches Light

Cereja

A tangerina