Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

As leguminosas

As leguminosas pertencem aos tipos de alimentos que podemos encontrar na pirâmide alimentar. Ou seja, assim como as leguminosas, os carboidratos, as frutas, as verduras, os legumes e as proteínas que se encontram na pirâmide alimentar, devem ser consumidos diariamente.
Muitas pessoas acreditam que ao se referir as leguminosas estão falando dos legumes, no entanto isto não é verdade, as leguminosas são grãos que crescem em vagens e são alimentos que se caracterizam por ter feito parte da dieta de sociedades antigas.

As leguminosas são alimentos como feijão, soja, ervilha, lentilha, grão de bico, fava entre outros.

Leguminosas e seus nutrientes

As leguminosas são alimentos que possuem vitaminas como as do complexo B e ácido fólico, elas apresentam também minerais como ferro, potássio e zinco. Vale ressaltar que esses alimentos apresentam uma elevada quantidade de fatores anti nutricionais, portanto eles nunca devem ser consumidos crus. Antes de serem consumidos eles devem passar por algum processo de cocção.

Importância das leguminosas

O feijão é um tipo de leguminosa muito consumida em nosso país, ele faz parte muita das vezes da refeição diária das pessoas. O feijão com arroz é uma mistura muito popular no Brasil, e que caracteriza a dieta brasileira.

Essa mistura é muito importante, pois o feijão não apresenta proteínas de alto valor biológico e quando ele é associado a um carboidrato ocorre um aumento e um completo na quantidade de proteínas oferecidas ao organismo.

Vale lembrar que o feijão pode ser encontrado em diversos tipos como o fradinho, preto, carioca, branco entre outros.

A soja é sem dúvida a leguminosa mais completa do ponto de vista nutricional, ela apresenta uma alta concentração de proteínas e seu consumo reflete positivamente na saúde do indivíduo. Ela previne doenças cardiovasculares, além de câncer, reduz o colesterol ruim, melhora o fluxo do sangue além de ser excelente aliada para as mulheres que estão na menopausa.

A maioria das leguminosas apresenta a mesma quantidade de proteínas, com exceção da soja que possui uma maior quantidade. Logo elas devem ser consumidas com associação de um carboidrato que irá aumentar a oferta de proteínas necessárias a manutenção da saúde.

As leguminosas devem fazer parte da alimentação diária, é importante também não exagerar no consumo destes alimentos. Uma única porção por dia é suficiente de acordo com a pirâmide alimentar.

O ferro presente no feijão é um mineral que apresenta baixa biodisponibilidade por ser de origem vegetal. Para aumentar a disponibilidade desse ferro no organismo é importante associar o consumo do feijão a algum alimento que contenha vitamina C como a goiaba, a laranja, o pimentão entre outros.