Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos que melhoram a circulação sanguínea

Muitas pessoas que apresentam problemas de edemas corporais, provocados pela retenção hídrica não sabem que essas complicações podem estar associadas à circulação sanguínea. Analisaremos nesse artigo como a nutrição pode contribuir para reverter esse processo que traz malefícios ao organismo humano, e quais são os alimentos que melhoram a circulação sanguínea.

Problemas circulatórios e alimentação

Os especialistas na área médica ressaltam que as complicações do sistema circulatório podem trazer vários problemas, e alguns deles se não forem adequadamente diagnosticados e tratados, podem trazer sérias consequências ao organismo dos indivíduos, dentre alguns podemos citar: sensação de peso nos membros inferiores, edemas nas pernas que podem está associados ou não a retenção de líquidos no corpo, aumento da pressão arterial, elevação do nível de colesterol, aparecimento de diabetes e em casos mais graves pode ocorrer pela obstrução do sangue no cérebro, um acidente vascular cerebral. No entanto existem determinados grupos de alimentos que se consumidos de maneira regular podem contribuir de modo significativo para estimular o sistema linfático e circulatório, auxiliando as pessoas a conseguirem uma melhor qualidade de vida.

Orientações gerais sobre a alimentação que deve ser evitada para prevenir problemas circulatórios

– De uma maneira geral, as pessoas devem evitar alimentos muito gordurosos, principalmente aqueles que são ricos em gorduras saturadas, derivados de laticínios que contenham gordura como o queijo amarelo, por exemplo. No caso do leite, deve-se dá preferência ao leite desnatado. Além disso, os alimentos embutidos ou processados, como tortas, bolachas recheadas e sorvetes devem ser evitados sempre que possível.

-O tempero excessivo dos alimentos deve ser evitado, principalmente na quantidade de sal que é usada no preparo das refeições. Os especialistas informam que comidas muito salgadas provocam no organismo humano a retenção hídrica, causando uma série de complicações para a saúde das pessoas.

-As pessoas devem se alimentar para manterem seu organismo em bom estado de funcionamento e não comer em demasia, pois esse ato pode prejudicar sua saúde.

Alimentos que melhoram a circulação sanguínea

Os profissionais da área de nutrição e nutrologia orientam que existem determinados alimentos, que se consumidos com regularidade podem melhorar a circulação sanguínea. São eles:

-Grãos e peixes (de água salgada) ricos em ômega 3

Aveia, soja, atum, sardinha, salmão, azeite de oliva

-Morangos: os morangos devem ser consumidos pelas suas propriedades diuréticas

– Cerejas: pela suas propriedades desintoxicantes e diuréticas atuam protegendo os capilares

-Ananás: rico em fibras e excelente também para o aparelho intestinal dos indivíduos

– Outros alimentos como, por exemplo, uvas pretas, alho, cebola, entre outros também são recomendados para melhorar o sistema circulatório

Importância da manutenção de um bom funcionamento do sistema circulatório

O sistema circulatório está ligado intimamente à manutenção da vida nos seres humanos, pois é através dele que o coração, o órgão mais importante do corpo humano, impulsiona sangue pelo corpo pelas artérias e veias. Quando os indivíduos consomem grande quantidade de gordura saturada, elas se depositam nas paredes das artérias e veias, impedindo o fluxo sanguíneo normal e contribuindo para que algumas regiões do corpo fiquem sem o aporte de sangue e de oxigênio. Se esse problema ocorrer no coração ele pode parar de funcionar ocasionado um infarto do miocárdio.

Porém o caso mais grave é quando essa obstrução impede o aporte sanguíneo ao cérebro humano, resultando em um acidente vascular cerebral. Quando o indivíduo tem por hábito se alimentar de maneira inadequada com alimentos muito gordurosos, por exemplo, essa complicação pode acontecer a qualquer momento, por isso a alimentação é tão importante para prevenir os problemas do sistema circulatório.

Outro problema relacionado à mal circulação que ocorre com muita frequência na população de uma maneira geral, é o aumento da pressão arterial. Os especialistas na área de nutrição são unânimes em afirmar que uma boa nutrição é muito benéfica para o sistema circulatório. Alguns elementos presentes no sangue como a taxa de coagulação e a viscosidade sanguínea melhoram quando a pessoa tem o hábito de se alimentar com alimentos adequados, ricos em proteínas e sais minerais.

Considerações finais

Para que os seres humanos possam manter um sistema circulatório em bom funcionamento, a adoção de hábitos alimentares com determinados alimentos é fundamental para que esse objetivo seja alcançado.

Por Salete Dias