Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Alimentos Alimentos que ajudam a saciar a fome

Alimentos que ajudam a saciar a fome

Atualmente, todas as pessoas de um modo geral, estão se preocupando bastante com a qualidade dos alimentos ingeridos, seja por uma questão de estética, pois desejam eliminar alguns quilos a mais, ou pela busca  de um estilo de vida saudável. Saber o que comer é fundamental para que o indivíduo se sinta bem, com seu próprio corpo.

Existem alguns alimentos, que além de serem extremamente benéficos ao organismo humano, ainda provocam uma sensação de saciedade, o que proporciona a todos, que estão fazendo dieta alimentar de emagrecimento, uma contribuição fundamental para que consigam atingir suas metas.

Dietas Balanceadas

Em dietas balanceadas, a quantidade de comidas saudáveis, que podem ser incluídas de maneira satisfatória é bem grande, fazendo com que as pessoas se sintam saciadas, além de nutrirem seu organismo.

Há alimentos, que podem estar presentes em qualquer ocasião, pois são considerados, como complementos das refeições principais. Por exemplo, as saladas de folhas temperadas com pouco sal, limão e gengibre, podem ser ingeridos em qualquer quantidade, pois as fibras naturais encontradas,auxiliam a saciar a fome, e o tempero, ajuda a acelerar o metabolismo.

Outras opções, seriam as gelatinas diets, e sucos sem açúcar, pela pouca quantidade de calorias que apresentam; os chás em geral; e as claras de ovo, que dão a sensação de saciedade, além de serem ricas em colágeno, que é uma proteína natural, usada com eficácia para tratamento contra flacidez da pele.

Alimentos que Saciam a Fome

Existem alimentos que ao serem consumidos, provocam uma sensação de saciedade, entre alguns estão:

  • Aveia – A aveia é muito rica em fibras, que ao serem consumidas, se transformam numa espécie de gel no estômago da pessoa, o que contribui para a redução da absorção de açúcares e gorduras, aumentando a saciedade;
  • Pão e arroz integrais – Os grãos do pão integral, possuem muitas fibras, que mantém o nível de acúcar no sangue mais equilibrado, dando a sensação de saciedade. Já o arroz integral,pelo grande número de fibras que possui, é digerido mais lentamente que o branco;
  • Ovo e abóbora – Consumir ovo é ingerir proteína , e ele é um nutriente que demanda uma digestão mais lenta, deixando a pessoa sem fome por mais tempo. É o mesmo caso da abóbora, que além disso, possui poucas calorias;
  • Cenoura crua – Pela sua consistência firme, demanda um maior tempo de mastigação,o que faz com que o cérebro da pessoa, decodifique que ela ainda está ingerindo comida, mas na realidade não está, o que proporciona saciedade;
  • Peito de peru – Dentre as carnes de animais, é a mais indicada, pois possui um pouco de gordura, que quando a pessoa está comendo, estimula seu corpo a produzir o hormônio conhecido como colescistocinina, que reduz a vontade de comer em excesso;
  • Queijo e frutas – O tofu é um queijo feito de soja, que além de possuir poucas calorias, ajuda a saciar a fome pelo seu volume. Quanto as frutas, as principais são: A banana, que por ser rica em triptofano,deixa a pessoa mais disposta, reduzindo a compulsão por comida, e o damasco, que pela quantidade de frutose apresentada,vale por um doce de poucas calorias, além de ser rico em fibras, contribuindo para a sensação de saciedade.

Pesquisa Realizada com Aromatizantes

Uma pesquisa realizada em Ede, na Holanda, levantou a hipótese de que os aromatizantes adicionados aos alimentos consumidos, ajudariam a saciar a fome do indivíduo. Acrescentando dois aromas diferentes de morango,em dois recipientes diferentes, os cientistas perguntavam aos participantes, qual deles os deixavam mais saciados.

O aroma de um deles era constituído, de somente um produto químico, ao passo que o outro, era composto por cerca de quinze substâncias. Os voluntários disseram que, se sentiam mais satisfeitos quando comiam, o de aroma mais complexo, apesar de terem consumido a mesma quantidade de alimento.

Os estudiosos, admitem que o aroma, não altera a textura do produto, sendo apenas um componente. O objetivo é desenvolver posteriormente,alimentos que promovam a sensação de saciedade, para auxiliar às pessoas que estão de dieta, a comerem menos.

Inibidores Naturais de Apetite

Existe uma maneira natural, de inibir o apetite das pessoas que precisam emagrecer. Uma das opções é consumir cromo, que é um oligoelemento com capacidade de retardar a entrada de acúcar nas células do organismo humano, fazendo com que ele fique por mais tempo na circulação sanguínea, mantendo a sensação de saciedade e consequentemente reduzindo o apetite. Ele é encontrado em lojas de produtos naturais, usado como suplemento alimentar, porém antes de consumir qualquer medicação, mesmo as de origem natural, um profissional especializado em medicina deve ser consultado.

Uma outra forma,  de diminuir o apetite é consumindo fibras. Poucos indivíduos sabem dos benefícios que as fibras alimentares proporcionam ao corpo. Elas são ótimos inibidores naturais de apetite, com eficácia comprovada, e sem os efeitos colaterais dos remédios. Especialistas na área, orientam que para diminuir a fome, basta adicionar em todas as refeições, realizadas durante o dia, uma colher de chá de farelo de trigo, ou de fibra do tipo goma guar.

Esses nutrientes podem ser acrescentados em qualquer tipo de alimento, desde iogurte ou leite, até sopa ou salada, pois além de promoverem a sensação de saciedade, ainda conseguem regular o intestino, melhorando a saúde da pessoa de um modo geral.

Líquidos que Causam Saciedade

Especialistas na área, informam que algumas bebidas auxiliam na sensação de saciedade são elas:

  • Suco de Limão – O sabor azedo do limão, provoca uma inibição na vontade de consumir doces, pois ele satura as papilas gustativas, que também comandam a sensação de fome das pessoas;
  • Chá de Ervas – O chá de uma maneira geral, funciona como calmante para o estômago.  De acordo com especialistas, além disso há alguns específicos como o de capim-cidreira, que diminui a compulsão por comida, o chá verde, que acelera o metabolismo, e o de cravo e canela,que reduz a vontade de comer doces;
  • Água – A água ocupa espaço no estômago, preeenchendo o vazio, quando a pessoa está com fome. Por isso, muitos indivíduos ingerem grande quantidade do líquido, pois relatam que com essa atitude, conseguem comer menos, nos intervalos das refeições.

A  boa alimentação é a chave para conseguir uma vida saudável, por isso, investir em alimentos, que proporcionem bem-estar  ao organismo, é fundamental para manter um estilo de vida equilibrado.

Por Salete Dias

TopBack to Top