Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos processados

O que são alimentos processados? Muitas pessoas ouvem falar sobre eles, mas não sabem exatamente o que são. Nesse artigo iremos abordar com mais detalhes essa questão de grande importância para os seres humanos.

Definição de alimentos processados

Os alimentos processados foram alterados de seu estado natural, seja por razões de segurança ou por conveniência. Os métodos utilizados incluem enlatamento, congelamento, refrigeração, desidratação e processamento asséptico.

A tendência é pensar neles como alimentos ruins ao organismo, como a maioria dos salgadinhos de alto teor de gordura, o grande teor calórico das refeições ou mesmo aqueles alimentos que ficam fritando em uma frigideira, mas verifica-se que alguns destes alimentos não são tão ruins para a saúde das pessoas.

Por exemplo, o leite seria considerado um alimento processado porque é pasteurizado para matar as bactérias e homogeneizado para manter as gorduras da separação. Algumas pessoas preferem o leite cru, mas podem conter doenças de origem alimentar, por isso a maioria de nós está feliz em consumir o leite processado saudável que encontramos em nossas mercearias.

Legumes congelados preservam as vitaminas e os minerais e os torna conveniente para armazenar, cozinhar e comer durante todo o ano. Frutas e suco de vegetais também são exemplos de alimentos saudáveis processados.

Na verdade, um pouco de suco de laranja é fortificado com cálcio para torná-lo ainda mais nutritivo. Aveia, filetes de peixe congelados, salmão enlatado, frutas congeladas e 100 % de todo o pão de grão também são exemplos de alimentos processados que são bons para os seres humanos.

Claro que há uma grande quantidade de alimentos processados que não são bons. Muitos desses maus alimentos são feitos com gorduras trans, gorduras saturadas, grandes quantidades de sódio e açúcar. Estes alimentos processados devem ser evitados ou pelo menos consumidos com moderação.

Alimentos processados que podem ser ruins para sua dieta:

– Alimentos enlatados com grandes quantidades de sódio ou gordura.

– Pães e massas feitos com farinha branca refinada em vez de grãos inteiros.

– Alimentos embalados com alto teor calórico como biscoitos doces recheados, salgadinhos e doces.

– Congelados de peixes ou refeições congeladas que são ricas em sódio.

– Bolos e biscoitos embalados.

– Misturas de refeição que são ricos em gordura e sódio.

– Cereais açucarados.

Carnes processadas.

Por que carnes processadas? Alguns estudos sugerem que o consumo de carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de rim, colo-retal e do estômago. As carnes processadas incluem mortadela, salsicha, presunto, calabresa e outras carnes embaladas. Essas carnes são frequentemente ricas em calorias, gorduras saturadas e sódio.

Os cereais consumidos entre a hora do almoço podem ser uma boa opção, se forem feitos com 100 % de grãos inteiros e fortificados com nutrientes adicionais, mas muitos cereais são pobres em fibras e contêm muito açúcar. Leia o rótulo nutricional na embalagem, ele vai ajudar você a decidir se o cereal será bom ou não para seu organismo.

Certifique-se de verificar os produtos que são feitos com mais grãos integrais, menos sódio e menos calorias. Eles também devem ser pobres em gordura saturada e livre de gorduras trans. Certifique-se de prestar atenção ao tamanho da porção e também equilibrar os alimentos processados com alimentos mais frescos.

Se você escolher uma refeição rápida, adicione uma salada, legumes frescos, e um pouco de pão de grãos inteiros para fazer a refeição mais saudável.

Vantagens e desvantagens dos alimentos processados

Os benefícios de processamento dos alimentos incluem a remoção de toxinas, preservação, facilitando as tarefas de marketing e distribuição e o aumento da consistência dos alimentos. Além disso, aumenta a disponibilidade sazonal de muitos deles, possibilitando o transporte de alimentos perecíveis delicados através de longas distâncias e fazendo vários tipos de alimentos seguros para o consumo por desativação e deterioração dos microrganismos patogênicos.

Os supermercados modernos não existiriam sem modernas técnicas de processamento de alimentos, pois as viagens longas não seriam possíveis e campanhas militares seriam muito mais difíceis e caro para executar.

Os alimentos processados são geralmente menos suscetíveis à deterioração precoce do que alimentos frescos, e são mais adequadas para o transporte de longa distância a partir da fonte para o consumidor. Quando foram introduzidos pela primeira vez, alguns alimentos processados contribuíram para aliviar a escassez de alimentos e melhorar a nutrição geral das populações, uma vez que havia muitos mais novos alimentos disponíveis para as massas.

A transformação pode também reduzir a incidência de doença de origem alimentar. Materiais frescos, tais como produtos frescos e carnes cruas, são mais propensos à patogenia de microrganismos (por exemplo, salmonella) capaz de causar doenças graves.

A dieta extremamente variada moderna só é verdadeiramente possível em larga escala por causa do processamento de alimentos. Transporte de alimentos mais exóticos, bem como a eliminação do trabalho duro dá o acesso fácil ao consumidor moderno a uma grande variedade de alimentos inimagináveis para seus ancestrais.

Por Salete Dias

If you liked that, check these...

Alimentos Naturais

Maracujá

Dieta antiestresse