Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos para cada fase da vida

De acordo com cada fase da vida, os seres humanos apresentam uma demanda nutricional diferente. Quando eles estão no período da infância e puberdade existe uma dieta específica que supre o organismo dos nutrientes necessários para que cresçam fortes e se desenvolvam de maneira satisfatória. Já na fase adulta ou quando os indivíduos já estão na terceira idade, outros alimentos devem compor suas refeições para que alguns problemas orgânicos possam ser prevenidos ou até mesmo tratados. Vejamos agora qual a importância dos alimentos consumidos pelas pessoas em cada etapa de suas vidas.

Importância dos alimentos funcionais na infância e puberdade

Os alimentos funcionais podem ser definidos como aqueles que são ricos em nutrientes, e por isso mesmo tem a propriedade de prevenir ou em alguns casos, até tratar determinados tipos de enfermidades. Esses alimentos são encontrados em sua grande maioria entre as frutas, os legumes e os vegetais de folhas verdes escuras, e são necessários para atender as demandas nutricionais quando os seres humanos encontram-se na fase da infância e puberdade, pois através deles é que será possível um desenvolvimento orgânico saudável e equilibrado.

Vale ressaltar a importância do leite materno na primeira infância que é um alimento essencial que garante ao organismo do bebê os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento, e a adolescência por ser uma fase de crescimento ósseo o ideal é ingerir alimentos que são fontes de cálcio, como por exemplo, o leite e vegetais de folhas escuras, como espinafre e couve, gergelim, aveia, algumas espécies de peixes, amêndoas, entre outros. Porém, não só na primeira infância o consumo de alimentos funcionais é recomendado. De acordo com especialistas na área de nutrição humana os alimentos funcionais podem ser muito eficazes também na prevenção e combate as enfermidades degenerativas a princípio agudas, mas que depois podem vir a se tornarem crônicas que se não for tratadas de maneira adequada, podem vir a acometer a pessoa que está em uma idade mais avançada.

Segundo profissionais e estudiosos os alimentos funcionais podem ser encontrados abundantemente para comercialização sendo fáceis de serem encontrados. Alguns deles descritos como benéficos pelos profissionais são: alho, cebola, chicória, cevada, banana, tomate, soja, mel, grão de bico, alho poró e grão de bico. Quando a criança ou adolescente inicia uma dieta que tenha como base esses alimentos funcionais existe uma grande probabilidade de virem a se desenvolver adultos mais saudáveis e com um sistema imunológico mais resistente a possíveis ataques de microrganismos patológicos.

Alimentação adequada para outras fases da vida

Segundo especialistas em nutrição para cada fase da vida há uma demanda especifica de alimentos, vimos acima os alimentos necessários na infância e adolescência, vejamos agora a dieta necessária as outras fases da vida dos seres humanos.

Mulheres na fase adulta: existem duas situações que merecem destaque em fases da vida das pessoas do sexo feminino: quando estão grávidas ou quando estão na tensão pré-menstrual. No caso da gestação as mulheres devem consumir entre diversos nutrientes, uma vitamina do complexo B conhecida com ácido fólico que tem a propriedade de auxiliar na formação do tubo neural e no desenvolvimento geral do embrião. Por isso nessa fase os alimentos indicados para consumo são os vegetais de folhas escuras, como por exemplo: brócolis, espinafre, rúcula, agrião, escarola, entre outros. Quando a mulher se encontra no período pré-menstrual deve consumir alimentos a base de soja que contém isoflavonas que tem a a capacidade de reduzir os sintomas do período, principalmente as fortes dores de cabeça.

Adultos do sexo masculino: no caso dos homens, os alimentos que devem ser incluídos na sua dieta são aqueles que tenham a propriedade de prevenir possíveis enfermidades cardíacas e vasculares, pois nessa fase da vida é que esses indivíduos encontram-se mais propensos a apresentarem esse tipo de complicações. Sendo assim uma dieta recomendada incluiria os seguintes alimentos ricos em uma substância chamada antocianina encontrada no morango, cereja, ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, berinjela, açaí, entre outros que protegem o coração do individuo devido ao seu poder anti-inflamatório e antioxidante.

Terceira idade: como já foi dito anteriormente nessa fase da vida do individuo pode aparecer algumas doenças degenerativas crônicas, e por isso uma dieta alimentar adequada é essencial para prevenção ou redução dos sintomas incômodos dessas enfermidades, como o mal de Alzheimer, por exemplo. Nesses casos os alimentos devem ser ricos em colina que é uma substância que atua especificamente na memória dos seres humanos. Esse nutriente é encontrado principalmente na gema do ovo, no fígado bovino e na lecitina de soja, que concentra a maior quantidade de colina, e por isso mesmo deve ser consumida com frequência pelas pessoas da terceira idade.

Por Salete Dias