Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos Naturais

O termo alimento natural  é sempre alvo de debates e grandes discussões por parte de vários profissionais especializados na área de nutrição e nutrologia. De uma maneira geral os alimentos naturais podem ser definidos como os que são cultivados em uma agricultura natural, ou seja onde não há nenhum processo que envolva agrotóxicos ou nenhum elemento químico em sua composição.

Perigo do uso de agrotóxicos

Parece óbvio que os agrotóxicos fazem mal aos seres humanos,  no entanto alguns agricultores com o objetivo de aumentar seus lucros incluíram o uso desses componentes químicos na agricultura. Quando as pessoas vão ao mercado comprar  frutas por exemplo, observam que elas ficam durante um longo período de tempo expostas nas prateleiras para comercialização, no entanto é de senso comum que cada fruta  tem sua época de cultivo apropriado, e portanto não teria como apresentar  toda essa durabilidade sem a adição de algum elemento químico ou não natural.

De acordo com especialistas alguns alimentos como a melancia, batata, uva, tomate e morango em virtude de terem uma produção muito grande todos os anos apresentam  uma quantidade bem maior de fertilizantes, que são utilizadas pelos agricultores para conseguirem aumentar sua lucratividade.

Os especialistas na área de saúde alertam para  o fato de que  a utilização indiscriminada de elementos químicos que estão presentes nos alimentos que são consumidos por grande parte da população pode resultar em sérios riscos  à saúde dos indivíduos e também ao meio ambiente em geral.

Importância dos Alimentos Naturais

Os especialistas ressaltam que os alimentos naturais são de extrema importância para  a manutenção de uma boa qualidade de vida. Os alimentos naturais sem nenhum tipo de agrotóxico normalmente são mais saborosos,  mais leves e mais crocantes ainda que apresentem dimensões menores que os que foram cultivados com fertilizantes.

Os alimentos naturais são bem mais nutritivos se comparados aos industrializados e não possuem aditivos químicos  que se colocados em excesso no alimento pode resultar em várias enfermidades para os seres humanos. As pessoas que fazem  uma alimentação com alimentos provenientes da natureza podem ter certeza que terão seu organismo bem mais saudável e protegido de possíveis enfermidades, do que as consomem regularmente produtos com conservantes químicos.

Conceito de Alimentos Naturais

Uma definição que dê a exata dimensão do que significa alimentos naturais pode não ser tão fácil quanto parece a primeira vista. Do ponto de vista legislativo  parece ser necessário seguir uma classificação dos alimentos. Sendo assim para o produto  sorvete haveria no rótulo sorvete natural, no caso de sucos, suco natural e assim por diante.

Para os especialista da área todo alimento que for produzido naturalmente deve ter  essa definição regulamentada em um curto período de tempo. Vale ressaltar no entanto  que as linhas de produtos macrobióticos ou de origem vegetal para serem viabilizados não seria necessário uma categoria de mercado como alimentos naturais, pois não existe nenhuma linha naturista que seja baseada na ingestão de produtos industrializados.

Como pode ser observado a nomenclatura para definir alimentos naturais  pode ter diversas explicações e ser entendida de várias maneiras.

Rótulos dos Alimentos Naturais

As pessoas que optam por consumir somente alimentos naturais, por serem mais nutritivos e saudáveis podem encarar um problema ao selecioná-los em um supermercado. Por exemplo saber até que ponto o produto rotulado como alimento natural pode ser confiável. Isso não quer dizer que há um interesse por parte dos fabricantes e seus revendedores em enganar os consumidores sobre esse tipo de alimentação.

O que ocorre na verdade é que o termo natural pode ser entendido de várias maneiras que não a mais plausível que é um produto sem adição de elementos químicos. Um exemplo que pode ser dado é o famoso sanduíche natural comercializado principalmente em locais da orla maritima das metrópoles.

Na realidade eles são compostos por ricota ou por  peito de peru que podem ser produtos industrializados, que contenham aditivos químicos, já nos supermercados os chamados sucos naturais que às vezes contém no rótulo aroma natural de tal sabor. Qual o conceito natural utilizado pelo fabricante?

Para as pessoas que desejam ingerir somente alimentos naturais devem pedir uma orientação os profissionais da área de nutrição, que com certeza saberão direcioná-las para os locais adequados onde obtê-los.

Por Salete Dias