Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Alimentos Alimentos estimulantes que tiram o sono

Alimentos estimulantes que tiram o sono

Todas as pessoas já ouviram falar que existem determinados tipos de alimentos que se consumidos antes delas dormirem tem a a capacidade de fazer com que percam o sono. Mas  como será que isso acontece no organismo humano? E quais são esses alimentos estimulantes que tiram o sono? É o que veremos  a seguir:

Alimentos estimulantes e alimentos energéticos

Apesar de parecerem a mesma coisa, os alimentos estimulantes apresentam algumas diferenças em relação aos energéticos. Por exemplo, os alimentos estimulantes são todos aqueles  que tem a propriedade de tirar o sono dos seres humanos , pois são fontes de cafeína, uma substância estimulante que está presente principalmente no café e em alguns chás, como o chá mate, o chá verde ou chá preto, além de bebidas consideradas energéticas como chocolate, gengibre, guaraná em pó, pimentas, carnes entre outros, e é por isso mesmo que não devem ser consumidos  após as dezenove horas da noite.

Estas bebidas estimulantes devem ser evitadas próximos ao horário de dormir que os os indivíduos normalmente adotam, para que eles não fiquem com insônia. Já os alimentos energéticos fornecem ao corpo humano uma quantidade significativa de energia e seu consumo é indicado para pessoas que praticam esportes de alto impacto ou que participam de competições esportivas como os atletas, que precisam estar bem dispostos para encarar o desafio dos treinos pesados.

Estes alimentos são ricos em gorduras, açúcares e carboidratos, e devem ser consumidos de maneira balanceada e equilibrada, respeitando a constituição corporal de cada indivíduo. Os principais alimentos energéticos descritos pelos especialistas da área de nutrição são: o macarrão, os pães, o arroz, o milho, além dos alimentos doces e das frutas.

Alimentos que devem ser evitados antes da hora de dormir

Como já foi visto anteriormente existem sim alguns alimentos que por apresentarem em sua composição química substâncias estimulantes podem tirar o sono das pessoas, se forem consumidos algumas horas antes delas dormirem. Por isso, os especialistas da área dão algumas orientações para  aqueles que desejam ter uma boa noite de sono:

Alguns líquidos estimulantes como por exemplo, o chá preto ou mate, o chocolate, o café, os refrigerantes à base de cola, o guaraná,  são constituídos pela  xantina e  pela cafeína que  são estimulantes do sistema nervoso central dos seres humanos  e não devem ser ingeridos próximo a hora em que o indivíduo costuma dormir. Segundo os profissionais, o ideal é ingerir estas bebidas cerca  de quatro horas antes do horário estipulado para o sono, pois se este período não for respeitado as pessoas poderão perder a vontade de dormir.

Além destes cuidados é aconselhável reduzir  o consumo de comidas gordurosas em grande quantidade antes do período do sono, pois se estes alimentos forem evitados, o processo digestivo no corpo do indivíduo se dará mais facilmente, melhorando sua qualidade de sono e o que é melhor evitando que o alto valor calórico destas gorduras fiquem armazenadas no organismo, ocasionando aumento de peso corporal, pois como todos sabem no período noturno o processo metabólico no corpo das pessoas é bem mais lento do que durante o período diurno. O ideal é sempre à noite consumir alimentos leves e de fácil digestão.

Alimentação ideal para noite

Os especialistas orientam que quando a pessoa dorme diversos órgãos de seu organismo apresentam um funcionamento mais lento e o trato digestivo é um bom exemplo disso. Por isso é de extrema importância as refeiçoes que são feitas antes de dormir, pois durante os sono, o metabolismo do seres humanos fica bem mais lento. Por isso se a pessoa antes de dormir consome alimentos gordurosos, eles ficam armazenados em seu corpo em foma de gordura, ocasionado  a longo prazo o aumento do peso corporal e até mesmo levando o individuo a ficar obeso.

Além disso as bebidas estimulantes também devem ser evitadas, para que os indivíduos possam ter uma noite tranquila de sono e acordarem com uma maior disposição para enfrentarem as tarefas do dia. Os endocrinologistas e nutricionistas sugerem um cardápio saudável para a refeição antes da pessoa dormir.

Esta refeição seria composta por pratos devem ser divididos com alimentos leves como verduras de um lado e legumes do outro, que são ricos em fibras, sais minerais e vitaminas. Além disso a refeição deve conter os carboidratos na forma de batata, arroz ou massa. Quanto as bebidas devem ser de preferência feitas de sucos naturais ou então água.

Por Salete Dias

TopBack to Top