Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos construtores

Há quem considere que basta ter uma refeição deliciosa para estar a vivenciar uma alimentação saudável, um grande engano. Uma alimentação saudável é uma alimentação equilibrada, balanceada, tanto quanto à quantidade quanto à diversidade dos alimentos.

Uma boa alimentação aliada à pratica de atividades físicas são a receita ideal não somente para um corpo perfeito mas também para uma vida mais saudável e feliz. Entretanto, não há como se falar sobre alimentos (ou alimentos construtores, que são o foco deste artigo) sem comentarmos antes sobre os nutrientes.

Os nutrientes

Não é possível encontrar em um único alimentos todos os nutrientes essenciais para o corpo humano, da mesma forma que um único tipo de alimento pode oferecer uma quantidade excessiva de um determinado nutriente, o que também pode levar a problemas de saúde. Como então determinar a quantidade certa de cada alimento e nutriente?

Uma forma é identificando os principais grupos de nutrientes e os alimentos que os possuem. Os nutrientes essenciais ao corpo humano podem ser agrupados em proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais e lipídeos. Já quanto à sua função em nosso organismo, a divisão poderia ser: nutrientes plásticos, energéticos e protetores. Todos esses nutrientes são essenciais ao nosso organismo pois, de uma forma ou de outra, participam do metabolismo celular e/ou outras reações que ocorrem em nosso corpo.

Entretanto, como já mencionamos anteriormente, não se pode consumi-los em qualquer quantidade. Faz-se necessário então usar alguma ferramenta capaz de ajudar-nos a determinar a proporção certa de cada alimento – e essa ferramenta é a pirâmide alimentar.

Pirâmide alimentar

A pirâmide alimentar, como já mencionamos aqui em outras ocasiões, trata-se de uma poderosa ferramenta que permite ao usuário identificar, visualmente, a proporção certa para cada tipo de alimento para a dieta de um adulto. Na pirâmide alimentar podemos identificar quatro grupos de alimentos: construtores, energéticos, reguladores e energéticos extras.

Na verdade, na nova versão da pirâmide alimentar houve uma subdivisão do setor dos alimentos construtores, a fim de detalhar melhor o consumo destes, e é nesse grupo de alimentos que focaremos agora nossa atenção.

Alimentos construtores

Alimentos do tipo construtor atuam na formação e reparação dos tecidos e promoção do crescimento, além de participarem da constituição de enzimas, anticorpos e hormônios. Na pirâmide alimentar, eles se encontram acima das frutas e hortaliças, o que indica que seu consumo é em quantidade um pouco menor, mas não menos importante.

Tais alimentos geralmente são ricos em proteínas, cálcio e ferro. Na verdade, alimentos construtores ricos em cálcio e proteínas geralmente também possuem boas concentrações de gorduras, ferro e zinco. Exemplos de alimentos construtores são as carnes, feijões, amendoim, nozes, leite e seus derivados.