Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos com baixo teor de açúcar e de gordura

Uma dieta rica em alimentos com alto valor nutritivo é o primeiro passo para que as pessoas tenham uma boa qualidade de vida, e até consigam prevenir o surgimento de alguns tipos de enfermidades. Por outro lado quando o alimento ingerido com frequência contém muito teor de açúcar ou é rico em gordura, o organismo tende a ficar vulnerável a vários problemas que podem vir a comprometer o bom funcionamento de seus órgãos e consequentemente afetar a saúde dos indivíduos.

Por isso a escolha de alimentos funcionais e saudáveis é de extrema importância para que os seres humanos possam levar uma vida com mais energia e vigor para enfrentar suas atividades diárias.

Importância das frutas, verduras e legumes

Nunca é demais falar sobre a importância das frutas, legumes e dos vegetais, pois são esses os principais alimentos que estão livres de altos teores de açúcar ou gordura. No caso das frutas, elas são alimentos ricos em vitaminas, em especial a vitamina C e A, além de serem fontes de fibras. Apesar de algumas frutas possuírem um teor relativamente alto de açúcar, elas podem ser combinadas com outros alimentos, menos calóricos, porém nunca devem ser deixadas de lado, pois elas são ricas também nos chamados carboidratos saudáveis.

Uma boa sugestão para incrementar o consumo de frutas é procurar variá-las bastante e usá-las como ingredientes em vários tipos de receitas culinárias, como por exemplo, servir mais a família pudim de frutas, tortas, picolés, pavês, enfim todas essas receitas adicionadas com frutas para que as pessoas aos poucos, possam se acostumar ao consumo delas. No caso das verduras e legumes, seus consumos são sempre recomendados por profissionais da área de saúde e nutrição pelos benefícios que trazem ao corpo humano.

Existem verduras que são fontes de carboidratos, substâncias que depois de ingeridas pelas pessoas se transformam em açúcares em seus organismos. No entanto, o ideal é ingerir essas verduras em quantidades adequadas, pois desse modo o teor de açúcar não trará malefícios ao seu corpo. Pelo contrário, as verduras ricas em amido, como por exemplo, as ervilhas, inhame, milhos e abóboras devem fazer parte das refeições dos seres humanos.

De acordo com vários especialistas na área de nutrição e nutrologia, há um processo chamado sinergia dos alimentos, que nada mais é do que a combinação adequada das verduras, frutas, legumes, cereais e fibras que podem estar associados ou não para prevenir ou até mesmo evitar determinados tipos de doenças, e até mesmo como os tumores cancerígenos.

Por isso, os profissionais da área incentivam o consumo desses alimentos através de receitas que possam atrair a atenção dos consumidores que por algum motivo não costumam comer diariamente esses alimentos.

Alimentos com baixo teor de gordura e pouco açúcar

Segundo os especialistas na área de nutrição humana os alimentos que possuem baixo teor de gordura, podem ser consumidos com mais frequência, pois as chances de trazerem riscos de doenças para ao organismo são baixas, entre esses alimentos pode-se destacar:

Iogurtes, leites e queijos desnatados; pães integrais, como o pão sírio, por exemplo, arroz e biscoitos integrais; batatas cozidas ou assadas e nunca fritas; legumes ou verduras cozidos no vapor; molho de massas com pouco óleo e à base de vegetais; picolés de frutas e gelados de iogurtes; presunto de peito de peru; carnes bovinas ou de aves grelhadas ou assadas; sopa de vegetais ou se preferirem de carnes magras e com pouco óleo;

No caso de ingestão de patês, é importante verificar no rótulo da embalagem se possui baixo teor de gordura ou então procure evitá-los; saladas de verduras ou legumes com molhos vinagrete ou de iogurte desnatado. Quanto aos alimentos com muito açúcar, eles devem ser substituídos nas sobremesas, por exemplo, por frutas ou então por receitas que levem frutas em sua composição; outra opção é procurar ingerir alimentos doces com moderação, e dar preferência aos iogurtes desnatados ou as sobremesas light.

Considerações finais

Vale ressaltar que a escolha de alimentos com baixo teor de açúcar e gordura é uma atitude inteligente por parte das pessoas que desejam manter uma boa qualidade de vida, e prevenir o aparecimento de algumas patologias. Porém em caso de dúvidas, um profissional da área de nutrição deve sempre ser consultado.

Por Salete Dias