Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Alimentos Alimentação Saudável para Crianças

Alimentação Saudável para Crianças

Alimentação Saudável para Crianças

A grande maioria das mulheres quando se tornam mães tem  a mesma preocupação: Que tipos de alimentos podem dar aos seus filhos para que eles se mantenham sempre saudáveis. De acordo com os especialistas na área de saúde,uma alimentação saudável para as crianças é fundamental para que elas tenham um desenvolvimento orgânico e cognitivo satisfatórios.

Importância da Alimentação

Os alimentos que são consumidos pelos seres humanos possuem nutrientes que são essenciais para a formação e manutenção da saúde dos ossos, dentes, tecidos e músculos do organismo dos indivíduos. Por isso os profissionais da área de nutrição e nutrologia são unânimes em afirmar  uma dieta alimentar saudável pode proteger o corpo dos indivíduos de diversas enfermidade.

No caso das crianças deve haver um cuidado ainda maior com os alimentos consumidos ,pois a dieta infantil necessita ser ricas em nutrientes que contribuem para seu desenvolvimento físico e mental. Os especialistas recomendam que suas refeições sejam constituídas por pequenas porções de alimentos e que sejam ricas em nutrientes importantes para o organismo infantil.

Nutrientes Importantes

Segundo especialistas na área de nutrição humana em crianças na faixa etária de um a quatro anos os principais nutrientes que não devem faltar em sua alimentação são: O Cálcio, que é um mineral de extrema importância para o desenvolvimento dos dentes e sistema esquelético,e por isso as mães devem dar a seus filhos leite e seus derivados como iogurtes ou queijos, que  são fontes desse nutriente;

O ferro é um nutriente pouco consumido nessa faixa etária e por isso mesmo a deficiência é bastante comum em crianças nessa idade, que ingerem pouca quantidade de carne e peixe  que são alimentos ricos em ferro. Para suprir essa carência os especialistas orientam aos pais que adicionem alimento que contenham vitamina C como um suco de laranja natural, pois nesse caso há um aumento da absorção de ferro pelo organismo infantil;

Vitaminas – No caso da Vitamina A que muitas vezes  tem um consumo insuficiente nessa idade das crianças é de extrema importância para um bom desenvolvimento das células do corpo, além de contribuir para uma pele infantil saudável. Já a Vitamina C , cujas fontes principais são os legumes e a s frutas,além de auxiliar na absorção do ferro é importante também para o crescimento e sistema imunológico da criança e a Vitamina D é importante para metabolizar o cálcio no corpo humano, além de ser sintetizada através da pele pela ação dos raios solares.

Por isso em temperaturas mais baixas na estação do inverno quando os pequenos estão sempre aquecidos com muitas roupas os especialistas sugerem adicionar na alimentação alimentos ricos nessa vitamina.

Alimentação Adequada para Crianças Maiores

Os especialistas na área de nutrição humana informam que quando a criança chega aos cinco anos de idade apesar de apresentarem um crescimento mais lento, a falta de apetite comum nos anos anteriores persiste . No entanto até os doze anos elas continuam necessitando de muitos nutrientes para que seu organismo se desenvolva de maneira saudável.

Nessa faixa etária de cinco até os doze anos  um das preocupações que os pais devem ter com seus filhos é com o casos de obesidade e a redução ou ausência de atividades físicas que são dois aspectos que podem causar prejuízos a saúde deles. A relação que a criança mantém com os alimentos é que vai definir que comportamento alimentar que ela vai adotar quando chegar na adolescência e quando ficar adulta.

Por isso é de extrema importância que o cardápio delas nessa fase seja composto de alimentos que sejam: Energéticos ricos em carboidratos pois para um desenvolvimento saudável elas precisam de muita energia que esse alimentos fornecem. Somente uma preocupação que os pais devem ter é que seus filhos pratiquem algum tipo de atividade física, pois esses alimentos costumam ter muitas calorias para que não fiquem com excesso de peso que podem levá-los a um quadro de obesidade;

O ferro  que nessa fase auxilia na manutenção das hemácias saudáveis,pois se houver insuficiência desse nutriente pode ocorrer casos de anemias. Alimentos ricos nesse mineral são fígado, carne vermelha, legumes, feijões entre outros; o Cálcio que é de extrema importância  para um desenvolvimento satisfatório do sistema esquelético e  pode ser encontrado em alimentos como cereais, leite e derivados e legumes;

E os folatos cujas principais fontes são os cereais fortificados, mas que em algumas crianças sua ingestão é insuficiente, o que é preocupante pois essa vitamina é essencial para o crescimento normal dos pequenos.

Seguindo essas orientações e consultando um profissional especializado  na área de nutrição, as crianças estarão sempre bem alimentadas e saudáveis.

Por Salete Dias

TopBack to Top