Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Alimentos Alimentação no verão

Alimentação no verão

Na estação do verão a grande maioria das pessoas estão no período de férias escolares e profissionais, e muitas delas viajam alterando assim, seus hábitos alimentares. Mas como será que deve ser a alimentação no verão com a temperatura mais alta do ano? É o que veremos nesse artigo.

Trocando lanches por alimentos saudáveis

A tentação de comer cachorros-quentes e batatas fritas nas praias e nos parques, não precisará ser condenável se as pessoas aproveitarem a temporada do verão para também planejar refeições deliciosas e saudáveis.

De acordo com especialistas na área de nutrição, particularmente na época do verão é mais difícil para as pessoas comerem de modo mais saudável, do que durante os meses menos quentes.

No entanto, os profissionais ressaltam que no verão há frutas frescas e vegetais em abundância, que se combinados com grelhados, oferecem várias opções saborosas ao invés dos alimentos ricos em gordura, normalmente mais consumidos no verão.

Sugestões para aproveitar o verão com alimentos nutritivos

– As pessoas devem se esclarecer sobre as carnes, ou seja, é melhor escolherem cortes magros de carne bovina além de alternar o consumo de carnes vermelhas com peixes.

Um exemplo de alimentos saudáveis no verão são os peitos de frango ou de peru grelhados, que também são ótimas opções para compensar o consumo do alto teor de sódio presentes nos cachorros-quentes e hambúrgueres, geralmente consumidos no período de férias no verão.

– As pessoas devem aprender a variar os alimentos. Os legumes cozidos, as carnes grelhadas e as frutas frescas são alimentos além de saudáveis, muito saborosos.

Uma boa opção de alimentação no verão é fazer espetinhos com frutas ou legumes em fogo baixo até que o alimento fique quente e ligeiramente dourado. Esses lanches saudáveis também são recomendados para uma ingestão diária pelo alto valor nutritivo que fornecem às pessoas.

– Outra questão muito importante e que merece destaque é a hidratação nessa época do ano. As pessoas devem manter sempre seu organismo hidratado, pois o calor do verão pode causar desidratação.

Desse modo, os líquidos e a água, de modo especial, é a melhor opção quando as temperaturas sobem. Se a pessoa quiser incrementar a água é só adicionar rodelas de limão ou morangos ao sabor natural.

– As pessoas devem se alimentar de modo saudável dando prioridade no verão, para lanches simples que não levem muito tempo e nem deem muito trabalho para serem preparados.

É recomendável manter sempre as frutas frescas na geladeira, que também podem ser ingeridas com cremes, saladas ou iogurte. A pessoa deve consumir alimentos com baixo teor de gordura como queijo cottage, por exemplo, e manter escolhas saudáveis na geladeira, como alface e tomate.

Uma boa opção é fazer picolés caseiros com o suco das frutas. Pode-se também cortar legumes crus que possuem baixa caloria para comer entre as refeições, nos lanches- Gelados de frutas são uma ótima alternativa para os sorvetes muito gordurosos e é muito fácil de fazer: é necessário colocar algumas frutas frescas, iogurte e leite desnatados no seu liquidificador. Quando a mistura ficar pronta deve-se levar ao congelador para resfriamento.

– Para que as crianças adotem hábitos saudáveis e consuma os alimentos adequados no verão, os pais ou responsáveis podem levá-las até o supermercado e ensiná-las a escolher os produtos que sejam bons para sua saúde. Os adultos devem saber do que elas gostam, e incentivá-las a comer frutas e vegetais frescos durante os meses de verão.

– Além de uma alimentação saudável, é necessário lembrar também sobre importância da atividade física, como uma boa caminhada, por exemplo, que pode ser praticada ao ar livre.

– As pessoas devem evitar consumir no verão alimentos modificados ou processados industrialmente. Produtos com sabores artificiais, corantes, conservantes, estabilizantes e aditivos não são os alimentos indicados para serem consumidos em estações de altas temperaturas como o verão.

A alimentação no verão deve ser o mais saudável possível, e as pessoas devem acostumar seu paladar com a ingestão de salada de legumes, grelhados de carne e frutas frescas. Uma ótima maneira de tornar o paladar desses alimentos mais agradável para os consumidores é adicionar ervas frescas ou especiarias exóticas.

Por Salete Dias

TopBack to Top