Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Alimentos Alimentação não saudável

Alimentação não saudável

Alimentação Não Saudável

Para que as pessoas de uma maneira geral possam entender o que significa uma  alimentação não saudável devem em primeiro lugar saber muito bem o que significa um alimentação saudável. No mundo moderno onde os indivíduos dispõem de muito pouco tempo para realização de uma boa alimentação adotando uma dieta equilibrada, fica cada vez mais evidente que o aumento do número de pessoas obesas está relacionado diretamente a adoção de uma alimentação não saudável, que pode inclusive influenciar no aparecimento de alguns problemas no organismo do indivíduo.

Atuação dos Alimentos no Corpo  Humano

Segundo profissionais especializados na área de nutrologia e nutrição uma das principais definições que podem ser atribuídas aos alimentos é qualquer substância líquida ou sólida que proporciona ao organismo humano matéria e energia suficientes para promover seu desenvolvimento além de possuir as propriedades de regulação e proteção, sendo que os nutrientes são os componentes dos alimentos que cumprem essas funções.

Além disso é interessante ressaltar que alguns alimentos apresentam em sua composição, além de fibras alimentares, água que são dois elementos  de importância vital  para o bom funcionamento orgânico dos indivíduos. A unidade energética dos alimentos é denominada caloria que é contabilizada a partir da ingestão de alimentos que são mais ou menos calóricos nas refeições realizadas.

Desse modo a definição de alimentação não saudável poderia ser  resumida como o consumo de alimentos altamente calóricos, normalmente ricos em gorduras, com  alto teor de sal, com muito açúcar, ou os que levam aditivos químicos que são extremamente  pobres em nutrientes que são essenciais ao funcionamento harmônico do corpo humano.

Alguns Alimentos Considerados Não Saudáveis

De acordo com especialistas na área de nutrição humana os alimentos não saudáveis são todos aqueles que são pobres em nutrientes que são muito importante para manter o organismo humano saudável, e ricos em calorias, gordura,sal, açúcar ou aditivo,que em alguns casos podem trazer prejuízos à saúde dos indivíduos  que costumam consumi-los com frequência.

Dessa maneira uma dieta rica em alimentos não saudáveis seria composta basicamente dos seguintes alimentos:

  • Batatas Fritas: Extremamente ricas em gorduras e sal as batatas fritas são alimentos que podem favorecer a pessoa que tem predisposição, a apresentar um aumento da pressão arterial. Principalmente em crianças e adolescentes os especialistas alertam que  o excesso de sal consumido nesse tipo de alimentação pode afetar o funcionamento normal dos rins;
  • Alimentos Folhados: Os folhados são alimentos feitos com várias camadas de massa e por isso mesmo  ricos em gorduras que são usadas para que as camadas fiquem soltas caracterizando o alimento. Além disso são muito calóricos o que pode resultar em indivíduos sedentários o aumento de peso corporal causando sobrepeso ou obesidade;
  • Cachorro-Quente: O popular hot dog é considerado pelos especialistas em nutrição  como uma verdadeira bomba calórica, em virtude do elevado número de ingredientes gordurosos que o compõe;
  • Fiambre: Alimento de origem animal o fiambre apresenta na sua composição um teor muito alto de gordura saturada, e um exagero de sal, que são substâncias que em excesso podem ser bastante prejudiciais à saúde dos indivíduos, podendo em alguns casos originar uma obstrução dos vasos sanguíneos do músculo do coração caracterizando o quadro clinico conhecido como infarto;
  • Batata-palha: Além de causar os mesmos problemas da batata frita, pelo excesso de sal e gordura ainda apresenta mais um agravante que é o fato de absorver menos a gordura do que os outros tipos de batata.

Vale ressaltar que esses alimentos são apenas alguns dos muitos que podem causar danos a saúde dos seres humanos, em virtude do  teor dessas substâncias que são pobres em nutrientes essenciais ao bom desenvolvimento do organismo dos indivíduos.

Pesquisa Sobre Alimentação Não Saudável

Um estudo científico norte-americano concluiu que a  alimentação não saudável ou seja aquela que é rica em sal, açúcar, gordura ou aditivos químicos  pode viciar os seres humanos da mesma forma como ocorre com as drogas ilícitas. De acordo com os cientistas o mecanismo cerebral que induz o individuo a comer alimentos não saudáveis de maneira compulsiva seria o mesmo encontrado em dependentes químicos.

Para chegar a essa afirmação os pesquisadores fizeram um a experiência com animais durante três anos. As cobaias foram divididas em um grupo que foi alimentado com uma quantidade considerada normal de comida saudável, o outro grupo recebeu parcialmente alimentos não saudáveis e o terceiro foi alimentado somente com alimentos não saudáveis. Os estudiosos observaram então que os animais do terceiro grupo, além de ficarem obesos ainda comiam compulsivamente.

Vale ressaltar que o estudo foi realizado com cobaias e ainda não foi finalizado pelos cientistas. Por isso, qualquer associação entre dependência e alimentação não saudável é prematura. Por enquanto os especialistas aconselham aos  indivíduos que tentem se alimentar somente com alimentos saudáveis para manterem sempre uma boa saúde.

Por Salete Dias

TopBack to Top