Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentação e pele saudável

Existe uma afirmação muito conhecida pela maioria das pessoas e que reflete algum índice de verdade: Você é aquilo que come. Embora esta frase esteja mais ligada aos problemas decorrentes do consumo excessivo de alimentos ou  à ingestão de calorias em excesso através de comidas com baixo valor nutritivo que contribuem para tornar os indivíduos obesos, ela pode ser também aplicada quando se trata de ter uma pele saudável.

Na verdade, a boa alimentação composta por refeições com alimentos que tenham um alto valor nutritivo contribui de uma maneira muito significativa para  a manutenção de uma pele saudável nos seres humanos. Mas como será que isso ocorre? É o que veremos a seguir:

Como ter uma pele saudável consumindo alimentos saudáveis

Os especialistas na área de dermatologia são unânimes em afirmar que as pessoas que costumam ter uma alimentação balanceada e rica em alimentos de alto valor nutritivo apresentam uma pele muito mais saudável do que aquelas que não se alimentam de maneira adequada. De acordo com profissionais da área de nutrição, a pele recebe os nutrientes que estão presentes no organismo humano.

Por isso quando há déficit neste processo nutritivo ela pode não apresentar uma aspecto saudável. As refeições ricas em frutas, legumes, fibras, enfim todo alimento que possua vitaminas e sais minerais contribuem para uma pele hidratada e limpa. Para as pessoas que adoram manter a pele bronzeada, existem alguns tipos de alimentos, como por exemplo, abóbora, cenoura, brócolis e mamão do tipo papaia, que também podem contribuir muito para  a manutenção da cor conseguida com a exposição solar.

Hábitos salutares para manutenção de uma pele saudável

Segundo dermatologistas, problemas de pele com acne e até o envelhecimento poderiam ser prevenidos com uma alimentação rica em alimentos nutritivos e balanceados. No caso da acne , os profissionais explicam que seu surgimento está relacionado a diversos fatores, sendo que a mais frequente são as mudanças hormonais sofridas pelos indivíduos principalmente no período da juventude e a oleosidade.

No entanto se a pessoa ingerir comidas saudáveis, como por exemplo legumes, derivados do leite, frutas e vegetais não cozidos, poderiam ter um redução considerável do problema. Outra orientação seria a ingestão de bastante líquido para manter uma pele sempre hidratada. No caso do envelhecimento, o consumo de alimentos que possuam a capacidade de controlar os efeitos nocivos ao organismo dos radicais livres, podem retardar este processo natural da vida humana. A redução de alimentos gordurosos, industrializados ou muito doces também deve ser levada em consideração por aquelas pessoas que desejam ter uma pele saudável.

A sacarose (açúcar) possui um efeito negativo no sangue dos seres humanos, com efeito acidificante na corrente sanguínea o que provoca o surgimento dos problemas de pele, que são potencializados pelo consumo de gordura em excesso que dificulta a respiração cutânea.

Alimentos e suas contribuições para uma pele saudável

Para aquelas pessoas que desejam possuir uma pele sempre bonita e hidratada, a orientação dos especialistas em nutrição é consumir alimentos balanceados e de alto valor nutritivo. Vejamos alguns deles e como funcionam no organismo humano:

Frutas e legumes

Os nutricionistas orientam o consumo de legumes ou de frutas que apresentam uma cor avermelhada, pois isso denota que esses alimentos são ricos em antioxidantes  que são elementos que dentro do organismo humano tem a propriedade de prevenir o envelhecimento precoce nos seres humanos. Alimentos como o tomate, melão, batata-doce, entre outros, auxiliam na manutenção de uma cútis mais bonita e rígida, com aparência jovem.

Frutas cítricas

As frutas cítricas, como a laranja e o limão merecem um destaque especial pela propriedade que apresentam de conferir as pessoas que as ingerem regularmente uma hidratação cutânea que resulta na prevenção do envelhecimento nas pessoas. Isso ocorre em virtude destas frutas serem fontes de vitamina C que é um antioxidante muito eficaz na manutenção do colágeno da pele, o que impede que ela fique flácida.

Folhas verdes, chás e peixes

Determinados tipos de chás, como por exemplo, o chá preto, o verde e o branco, são fontes de um antioxidante muito poderoso no combate a problemas de pele, como inflamações cutâneas, exposição excessiva ao sol e acne, conhecido como EGCG. Por isso alguns profissionais sugerem  a substituição do café por chá que é um líquido que contribui para a saúde do organismo humano. No caso das folhas verdes elas são ricas em vitamina  A que é um dos principais nutrientes responsáveis pelo combate ao envelhecimento nos indivíduos. Algumas espécies de peixes, como por exemplo atum, salmão ou sardinha são fontes de ômega 3  que além de possuírem propriedades antiinflamatórias, combatem os efeitos negativos da exposição excessiva aos raios solares.

Por Salete Dias