Nutrição em Foco

Porque sua saúde vem em primeiro lugar!

Nutrição em Foco Alimentos Alimentação Correta

Alimentação Correta

Segundo nutrólogos e nutricionistas  uma alimentação correta é realizada  basicamente quando há o consumo de uma determinada quantidade de nutrientes por dia, que são necessárias para o bom funcionamento do organismo humano. Os especialistas alertam para o fato de que uma alimentação correta não pode ser classificada somente em virtude do valor calórico dos alimentos mas sim do valor nutricional de cada um, pois o déficit dessas substâncias no corpo das pessoas pode trazer uma série de  complicações à saúde.

Evitando os excessos na alimentação

Os especialistas na área ressaltam que os alimentos light e diet nem sempre apresentam uma quantidade menor de calorias se comparados aos alimentos comuns principalmente os refrigerantes e os iogurtes que as crianças geralmente adoram. Porém alertam para o fato do consumo excessivo desses produtos que podem fazer com que a pessoa aumente seu peso corporal da mesma maneira, pois esses alimentos podem apresentar redução (light) ou ausência (diet) de outros nutrientes que não sejam gorduras ou açúcares.

Para que as pessoas tenham uma alimentação correta sem comer em excesso é importante verificar o valor nutricional dos alimentos que pretende ingerir. De acordo com nutrólogos e nutricionistas os chamados produtos diet e light nem sempre apresentam uma redução calórica tão considerável assim e em alguns casos pode haver também uma pouca quantidade de fibras que são muito importantes para o organismo. Para uma boa dieta as pessoas devem sempre consultar profissionais da área de nutrição para que consigam através dos alimentos, ingerir as quantidades necessárias dos nutrientes evitando os exageros alimentares que só levam ao aumento de peso corporal.

Alimentação correta e estacão do ano

As estações do ano tem mais influência na alimentação que as pessoas consomem do que elas podem imaginar. Um exemplo clássico é quando chega o inverno e a temperatura fica baixa. Em virtude do frio o organismo precisa gastar mais calorias para conseguir manter a temperatura do corpo estável. Para que ocorra uma compensação desse gasto as pessoas consomem uma quantidade maior de alimentos que fornecem a energia necessária que elas precisam.

Geralmente bem calóricos os alimentos que são ingeridos nas baixas temperaturas costumam provocar aumento de peso nos indivíduos, além do fato das pessoas reduzirem a frequência da prática das atividades físicas, o que não acontece no verão quando o tempo quente convida às pessoas a prática de esportes, treinos de musculação e exercícios físicos ao ar livre.

Dúvidas sobre alimentação correta

Algumas dúvidas sobre alimentação correta foram tiradas por especialistas em nutrição. Dentre algumas estão:
-Combinação de Alimentos: Os especialistas ressaltam que  combinar os diferentes grupos de alimentos é essencial para se conseguir uma alimentação correta. Por  isso é necessário consumir os nutrientes que auxilem na absorção um do outro pelo organismo. Um exemplo clássico são os nutrientes encontrados em laticínios que dificultam a absorção de ferro no corpo humano.

-Ingestão de saladas diariamente para perder peso: Os especialistas orientam que fazer sempre a mesma alimentação pode causar uma intolerância alimentar mesmo a comida sendo saudável e rica em nutrientes. Muitas pessoas na ânsia de emagrecer rapidamente se alimentam somente de saladas , soja ou trigo ou derivados de leite por um longo período de tempo, podendo causar uma dificuldade do organismo assimilar todos os nutrientes necessários para a manutenção do equilíbrio orgânico.

– Deixar de comer gordura para emagrecer: De acordo com profissionais da área  a gordura é muito importante para o corpo humano  pois auxilia no funcionamento metabólico e no processo de absorção de determinadas vitaminas  pelo organismo. No entanto, ressaltam que as pessoas devem ter cuidado com as gorduras saturadas presentes em manteigas ou carne vermelha  pois além de engordarem ainda podem trazer complicações vasculares. Por outro lado as gorduras monoinsaturadas  presentes em nozes, castanhas, salmão, atum, linhaça, gergelim, sementes de girassol e de abóbora entre outros apresentam a capacidade de acelerar o metabolismo corporal.

– Consumo de carboidratos à noite: Os nutricionistas orientam que  a ingestão de carboidratos durante a noite deve ser em pouca quantidade  pois se consumidos em excesso podem provocar aumento de peso, porém ressaltam que a presença desses nutrientes na alimentação é essencial para a produção do hormônio do bem-estar chamado de serotonina cuja produção está relacionada a ingestão de carboidratos.

Os profissionais que se especializaram na área de nutrição e nutrologia devem ser consultados sempre que houver dúvidas sobre como manter uma alimentação correta.

Por Salete Dias

TopBack to Top