Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Abacaxi

abacaxi é uma fruta nativa da América tropical que nasce através de uma planta conhecida como abacaxizeiro, esta árvore também pode ser plantada e até conseguir adaptar-se em outros tipos de clima que não seja o tropical, no entanto ela não consegue sobreviver em regiões que apresentam clima frio.

Nutrientes do abacaxi

No abacaxi pode ser encontrado vitaminas do complexo B, A e C. Entre os sais minerais podemos encontrar o sódio, cálcio, ferro, fósforo entre outros. Assim como a maioria das frutas, o abacaxi também é rico em fibras e em uma enzima que atua na degradação de carnes conhecida como bromelina.

Além das fibras presentes, o abacaxi também apresenta celulose que auxilia no funcionamento do intestino, pois ela promove o aumento do bolo fecal já que não é digerida pelo organismo.

Benefícios do abacaxi

  • Melhora a circulação sanguínea do organismo;
  • Favorece o bom funcionamento do intestino, pela elevada presença de fibras e celulose;
  • Auxilia no combate a problemas nos brônquios;
  • Funciona como diurético, favorecendo a eliminação de substâncias tóxicas do organismo, melhorando o funcionamento dos rins e problemas que possam estar relacionados a ele;
  • Apresenta substâncias que favorecem o processo digestivo;
  • Auxilia no tratamento de problemas na garganta;
  • Ajuda na manutenção da pele e de olhos saudáveis.

Abacaxi

Curiosidades sobre o abacaxi

Para as dietas que visam o emagrecimento, o abacaxi é um excelente aliado pois ele atua como diurético, evitando assim a retenção de líquidos, problema bastante comum principalmente em mulheres.

O abacaxi apresenta a maior parte de sua constituição composta por água, dessa forma ele é um alimento ideal para hidratar organismo e refrescar o corpo na época de verão.

Muitas pessoas não conhecem a propriedade do abacaxi, no que diz respeito a sua ação como expectorante. Com o abacaxi pode-se obter um potente xarope que favorece a eliminação de muco e combate a tosse, resfriados e até pneumonia.

Por possuir uma enzima que favorece a digestão das carnes, o suco de abacaxi pode ser considerado um excelente amaciante para carnes. Essa é somente uma das utilizações do abacaxi na culinária, ele pode ser utilizado também em tortas, sorvetes, geleias entre diversas outras preparações.

Uma outra curiosidade sobre o abacaxi é que a coroa do mesmo não pode ser retirada, pois a putrefação do abacaxi começa justamente ao redor da coroa. Esta fruta pesa aproximadamente três quilos e a melhor safra do abacaxi é obtida de dezembro a janeiro.