Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

A importância de uma boa mastigação

Saber se alimentar de maneira correta e mastigar bem os alimentos é o primeiro passo para que a pessoa consiga obter uma boa qualidade de vida. A importância de uma boa mastigação na vida do indivíduo, é que ela pode interferir em todo o processo de digestão bem como em sua saúde. Nesse texto veremos qual a melhor maneira de realizar esse ato tão importante para a nutrição de todos os indivíduos.

A importância de uma boa mastigação

Nas grandes metrópoles com a correria do dia a dia, as pessoas de uma maneira geral, precisam se alimentar rapidamente para retornar as suas atividades laborativas ou profissionais. Desse modo, o processo de mastigação dos alimentos acaba ficando prejudicado, pois os indivíduos preocupados em retornarem aos seus trabalhos mastigam a comida rapidamente e acabam consumindo uma quantidade maior de alimentos do que realmente precisavam, pois não se sentem saciados.

Esse fato é um dos grandes responsáveis pelo aumento de peso corporal na grande maioria das pessoas, e prejudica também o processo de digestão dos alimentos ingeridos. Em contrapartida, quando as pessoas conseguem comer de maneira correta mastigando os alimentos lentamente além de conseguir sentir melhor o paladar do que estão comendo, ao contrário da mastigação rápida, promove uma melhora no processo digestivo e na sensação de saciedade.

Benefícios de uma boa mastigação

De acordo com especialistas na área médica, inúmeros são os benéficos que uma boa mastigação dos alimentos pode trazer aos seres humanos, entre eles:

– Auxilia no processo de digestão dos alimentos, e na percepção de saciedade pelas pessoas quando elas estão se alimentando.

– Pode ajudar na perda do excesso de peso corporal, pois quando a pessoa mastiga o alimento muito rápido tende a consumir maiores quantidades de alimentos, o que pode levá-las ao sobrepeso ou em casos mais graves à obesidade.

– Quando a pessoa tem o hábito da boa mastigação, consumindo os alimentos lentamente com um pequeno intervalo ou pausa no ato de deglutir a comida esse é o primeiro passo para que ela consiga ter uma boa saúde.

– A boa mastigação evita que o alimento consumido pela pessoa se fragmente de modo ineficaz, fazendo com que o aparelho digestivo do corpo humano leve mais tempo para realizar o processo de digestão, bem como uma absorção insuficiente dos nutrientes presentes na comida ingerida.

– A mastigação realizada de maneira correta, de modo lento e com pausa no ato da deglutição, faz com que os sinais de que a pessoa já está saciada, que são enviados pelo estômago ao cérebro humano, sejam transmitidos de maneira mais efetiva fazendo com que os indivíduos comam menores porções de comida, ao contrário daqueles que têm o hábito de mastigar o alimento muito rápido, e que normalmente ganham mais peso, em virtude dessa sensação de saciedade demorar mais a chegar à estrutura cerebral.

-A boa mastigação promove uma melhora na percepção do sabor dos alimentos, pois como as papilas gustativas se localizam na boca das pessoas, local no qual se inicia o processo digestivo dos seres humanos, se o indivíduo mastigar lentamente os alimentos, terá maior prazer ao saborear um bom prato de comida.

-Fazer a alimentação em um ambiente tranquilo e apropriado para as refeições é o primeiro passo para que as pessoas consigam realizar uma boa mastigação. Quem tem o hábito de comer em frente a um aparelho de TV ou então costuma discutir com os outros no momento em que está se alimentando, com certeza não fará uma boa mastigação nem tampouco deglutição, o que poderá ocasionar ainda, problemas digestivos em virtude de a pessoa ter mastigado seu alimento de modo ineficaz.

Consequências de uma mastigação ineficaz

De acordo com especialistas as principais consequências de uma mastigação ineficaz, podem ser: sensação de azia; distensão ou estufamento do abdômen; problema de má digestão; absorção insuficiente de minerais e vitaminas; constipação intestinal; náuseas; gases abdominais; aparecimento de aftas e em alguns casos sonolência e enxaqueca.

Considerações finais

A importância de uma boa mastigação consiste no fato das pessoas conseguirem digerir os alimentos de modo saudável, mantendo uma boa qualidade de vida. A escolha de um ambiente apropriado para fazer as refeições também influi, e deve ser calmo e tranquilo. Mastigar bem os alimentos de modo lento e degluti-los em pequenas pausas é a maneira correta de iniciar o processo de digestão que todas as pessoas devem realizar.

Por Salete Dias