Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

A Beterraba

A beterraba trata-se de uma raiz (tipo tubérculo) rica em açúcar da família das Amarantáceas. Há diversas espécies conhecidas, sendo que aquelas de coloração branca geralmente são usadas na extração de açúcar, enquanto que as de coloração vermelha são empregadas na alimentação.

Beterraba

A beterraba apresenta um sabor bastante doce devido à sua concentração de açúcar, o que facilita o seu consumo em saladas (picadas ou em rodelas) ou sucos, principalmente para crianças que podem apresentar problemas como anemia, bem como necessitam diariamente da reposição de suas vitaminas.

A beterraba e seus nutrientes

A beterraba é rica em açúcares (principalmente a sacarose), bem como em ferro (tanto o tubérculo quanto suas folhas).

Ela é rica também em vitaminas, principalmente a A, complexo B (B1, B2, B5) e C.

Ela é rica também em minerais, como potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro, manganês.

Cada 100 gramas de beterraba contém cerca de 50 kcal.

Os benefícios proporcionados pela beterraba

Por ser rica em ferro, a beterraba é muito indicada para pessoas que possuem deficiência em ferro (como aquelas que apresentam anemia ferropênica) como um complemento natural (entretanto, se o seu médico passar algum remédio como complemento de ferro, não deixe de consumi-lo!).

Devido à concentração de vitaminas, a beterraba também é interessante por sua característica antioxidante e no combate a doenças infecciosas. Vale lembrar que para aproveitar-se dessas vitaminas o consumo da beterraba deve ser feito com a mesma crua.

Por falar em sua ação antioxidante, a beterraba apresenta outras substâncias antioxidantes capazes de proteger pequenos vasos sangüíneos, como os dos olhos. Aliás, o nitrato presente nas beterrabas ajuda a reduzir a pressão arterial, ajudando a manter um sistema cardiovascular mais saudável.

Já a sua concentração de minerais ajuda a mesma a manter a quantidade de líquidos em nosso corpo de forma equilibrada, evitando assim a perda excessiva de líquidos, desempenha importante papel na manutenção de tecidos musculares, nervosos e ósseos e ajuda no desempenho de atividades físicas.

Também é interessante para o caso de pessoas com problemas intestinais, devido à sua ação laxante.

Também aqueles com problemas renais (pedras na bexiga, litíase renal ou outras formas de obstruções urinárias) podem se utilizar da beterraba (na forma de suco, por exemplo) devido à sua ação diurética e tônica.
Curiosidades sobre a beterraba

Ao comprar beterrabas, procure por aquelas de tamanho médio, cores bem concentradas, cascas lisas, sem rachaduras e folhas brilhantes. São essas as que se encontram realmente frescas e em excelente estado para o consumo.

Ao guardar beterrabas na geladeira, mantenha-as dentro de sacos plásticos bem perfurados por um período máximo de 15 dias. Caso guarde a beterraba cortada ou sem a casca, melhor consumi-la num período de 3 a 5 dias.
Referências Bibliográficas Externas

WIKIPÉDIA, Beterraba

VITAMINAS E CIA, Beterraba

SHVOONG, Suco de beterraba baixa pressão arterial